Facebook lança aplicativo que tem o propósito de facilitar a vida dos produtores de conteúdo, os chamados “influenciadores”.
O Facebook Creator vem com uma série de ferramentas como o Live Creative Kit que auxilia na criação de introdução e vinhetas nas produções, caixa de entrada de mensagens unificada entre Facebook, Messenger e Instagram, publicações integradas com o Twitter e painel de análise de dados.
A ferramenta na verdade já existia desde 2014 com o nome de Facebook Mentions, mas era restrita a figuras públicas ou páginas verificadas, porém, agora está disponível para qualquer perfil individual ou página. Basta baixar o aplicativo no celular e fazer o login com a conta utilizada.
Sabemos que o Facebook tem por objetivo manter as pessoas dentro da plataforma o maior tempo possível e Mark Zuckerberg declarou que os produtores de conteúdo individuais são parte fundamental desta estratégia. “A ideia era de dar-lhes um balcão único para toda a funcionalidade para gerenciar sua presença em qualquer lugar”. (TechCrunch)
Kit de ferramentas
Trata-se de um pacote de ferramentas de edição que permitem adicionar introdução, reações, músicas, mensagens de boas vindas, convites, bordas, entre outros recursos de personalização.
Caixa de entrada unificada
O aplicativo coloca todos os comentários e mensagens dentro de uma caixa de entrada única, sem que o usuário precise mudar do Facebook para Instagram para responder as mensagens.
Stories e câmera
As publicações do Stories poderão ser integradas e compartilhadas ao mesmo tempo no Instagram e Twitter. A ideia é fomentar o uso da tecnologia de realidade aumentada da plataforma.
Análise de dados
O aplicativo facilita o acesso aos dados e informações sobre a audiência e o perfil do público que consome os conteúdos, de forma que o produtor possa tomar decisões voltadas a aprimorar seu canal e conteúdo.
O que ficou faltando?
Ainda que o lançamento de um aplicativo que integre diversas ferramentas úteis para os produtores de conteúdo seja uma tentativa do Facebook concorrer com o Youtube, como plataforma preferida dos “influenciadores”, talvez a principal característica tenha ficado de fora, que é a parte da monetização. A concorrente ainda tem um modelo mais prático para que os produtores possam ganhar dinheiro com seus vídeos. Enquanto o Facebook não define uma forma melhor para que os produtores possam monetizar em cima do trabalho realizado, talvez o favorito ainda continue sendo o Youtube.
Além disso, o Facebook enfrenta muitas reclamações sobre a grande quantidade de bugs em suas aplicações, que são agravadas pela falta de suporte técnico.
Por fim, a plataforma vem buscando se aprimorar e ganhar espaço no mercado entre os produtores de conteúdo, mas devemos acompanhar a resolução destes problemas estruturais e a resposta do Youtube em relação ao novo aplicativo.
Pingback: Facebook testa novas ferramentas para criadores de conteúdo – Redes Sociais e Inovação Digital – Blogs AT