Escrevi, há pouco tempo atrás, sobre o programa de influenciadores criado pela Amazon que prometia ajudar aos produtores de conteúdo a faturarem com a venda de produtos dentro da plataforma. Esse programa estava disponível apenas para o canal no Youtube e agora foi ampliado para o Twitter e Instagram também.
Basicamente o influenciador pode divulgar para seu público os produtos que utiliza e direcioná-lo diretamente à uma página personalizada da Amazon, onde é possível efetuar a compra. Parte da receita conquistada com a venda dos produtos indicados é do influenciador.
“Muitos dos influenciadores hoje exibem produtos regularmente em suas publicações on-line, sejam vídeos do YouTube, Instagram, Facebook ou outros. A ideia maior por trás do programa da Amazon é que as mídias sociais possam impulsionar as vendas.” (TechCrunch)
A divulgação oficial dessa expansão foi feita na Conferência Web Summit.
No painel, alguns influenciadores apresentaram casos de sucesso com a plataforma. Por exemplo, Dan Markhan promoveu o Fidget Cube em um vídeo, e levou e 668.777 cliques para seu programa de influenciadores da Amazon, conseguiu 16.369 vendas, com um faturamento total de U$ 160.755,98 sobre o produto vendido e faturou cerca de 8% da receita gerada por essas vendas.