Redes Sociais

Pandemia desafia a infraestrutura de rede no Brasil

No Brasil os governos estaduais e municipais impõem o distanciamento social, o que, sem dúvida exigirá uma maior preparação dos líderes corporativos e staffs das organizações.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o setor de telecomunicações possui um papel fundamental na prevenção e nas respostas aos impactos que a disseminação da COVID-19 demanda sobre os Poderes Públicos e Privados.

A Anatel*, apesar de reconhecer que iniciativas voluntárias, por parte de algumas prestadoras, vêm sendo tomadas, a Claro já havia anunciado mudanças temporárias em seus produtos, determinou às operadoras de telefonia e internet uma série de medidas para ampliar o acesso à rede. Entre elas:

  • – ampliar a banda larga (acesso e velocidade) e liberar o WiFi.
  • – providências para acesso zero ranting ao aplicativo móvel desenvolvido pelo Ministério da Saúde, o Coronavírus-SUS;
  • – medidas de ampliação de acesso a não assinantes (como liberação de redes Wifi em determinados locais públicos);
  • – medida de ampliação de velocidade de conexão nos acessos fixos à banda larga;
  • – promoção de campanhas publicitárias para divulgação de informações referentes à COVID-19, em especial com replicação daquelas realizadas pelo Ministério da Saúde;
  • – definição de plano de ação para garantia da estabilidade técnica do sistema, evitar degradação de qualidade decorrente de ampliação súbita da demanda, no âmbito do Grupo de Gestão de Riscos e Acompanhamento do Desempenho das Redes de Telecomunicações (GGRR);
  • – flexibilização nos prazos de tratamento de casos de inadimplência por parte dos consumidores em áreas sob restrições de deslocamento;
  • – medidas de priorização no atendimento a solicitações de reparos em estabelecimentos de saúde e serviços de urgências;
  •  – aprimoramento na gestão de interna das prestadoras em relação à força de trabalho própria e terceirizada, no sendo de divulgação de práticas de higiene e restrição de aglomerações no atendimento pessoal ao público externo e nos ambientes de Call Center.

A Google enviou a todos os usuários globais do G Suite e do Google Cloud, um aviso sobre a possibilidade das suas centrais de suporte sofrerem com a redução do seu próprio pessoal na linha de frente. “Dada a situação de mudança constante em torno do COVID-19, alertamos sobre mudanças potenciais que podem afetar certos canais de suporte nos próximos dias”, diz a mensagem.

A Amazon colocou em seu blog um geral sobre a possibilidade de atraso nas entregas e falta de estoque.

Alguns provedores estão se adiantando e aumentando a capacidade da rede em 30% a 40%, para evitar que a rede doméstica de banda larga, outro elo fraco da cadeia, fique com o sistema sobrecarregado.

* A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é uma agência reguladora, vinculada ao Governo Federal. A ela compete, entre outras atribuições, a regulação do setor de telefonia, tanto fixa quanto celular.

Fonte: The Shift.



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