Big Data

Inteligência Artificial vem em auxílio à triagem do Coronavírus

A startup de inteligência artificial LAURA desenvolveu uma solução para ajudar os hospitais na triagem e previsão da demanda de atendimento de pacientes com suspeita de COVID-19. A plataforma LAURA PA Digital está disponível desde 30/03/2020 e é oferecida gratuitamente para hospitais públicos de referência nas capitais do país.

Assim que o anúncio do estado de pandemia foi declarado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), devido à rápida proliferação do novo Coronavírus, a startup vem trabalhando no desenvolvimento dessa solução.

Com os dados da Triagem Virtual, os pronto-atendimentos terão acesso a uma plataforma digital que permitirá a previsão de demanda por COVID-19, isto é, quantos e quais pacientes já estão a caminho para o atendimento e se há sinais de gravidade relatados, de modo a contribuir com a otimização dos recursos da saúde e auxiliar os hospitais a não ficarem sobrecarregados.

Outra vantagem é a previsão da demanda de testes que serão necessários para atender os casos suspeitos.

O que é o Robô Laura?

Laura é o primeiro robô cognitivo de gestão de risco. A Laura utiliza Inteligência Artificial para detectar situações anormais em pacientes em hospitais e, com isso, salva vidas. Ela já está presente em muitos centros médicos e tem entregado importantes resultados na área de Saúde. Já são mais de 1.200.000 de pacientes conectados, um número que tende a crescer cada vez mais.

“O robô Laura é uma tecnologia de inteligência artificial que minera os dados dos pacientes dentro dos sistemas do hospital (…). A cada 3.8 segundos ele faz uma varredura dessas informações para detectar qual é o paciente que está com deterioração clínica. A partir desse score de risco, ela dá um alerta em um painel, que pode ser visto por toda a equipe médica. Isso aumenta monstruosamente a chance de sobrevida do paciente, porque ele é atendido no momento que ele precisa, e não quando a situação se torna grave”, afirma Jacson Fressatto, fundador do Laura.

Fontes:

http://blog.aaainovacao.com.br/robo-combate-coronavirus/
https://medicinasa.com.br/robo-laura-covid/



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.