Saúde

Startup utiliza sequenciamento genético para auxiliar no tratamento de câncer em cães

empresa auxilia a combater o cancêr em cães

Um em cada três cães, em algum momento da vida, é constatado com câncer, segundo a National Canine Cancer Foundation. A empresa pretende ajudar a combater a doença nos animais.

A One Health, uma startup acaba de receber uma rodada de US$ 5 milhões. O principal objetivo da empresa é possibilitar o tratamento do câncer canino, hoje considerado o principal responsável pela morte de filhotes.

“A prevalência e a incidência de câncer são muito maiores nos cães”, disse Christina Lopes, fundadora e CEO da One Health. (Techcrunch)

O produto Fidocure da OneHealth foi projetado para tornar o tratamento do câncer do cão mais acessível. Ele utiliza especificamente o sequenciamento genético da próxima geração para entender melhor a mutação genética que está causando a doença em um cão individual. A partir daí, a Fidocare oferece recomendações e um plano de ação delineando as melhores implicações terapêuticas e o tratamento direcionado.

“O objetivo da empresa é a capacidade de ação”, disse Lopes. “O teste é o primeiro passo. Com base nele, se houver uma certa mutação presente, diremos quais são os medicamentos aprovados pela FDA com dados disponíveis em cães. Conseguimos, então, trabalhar com parceiros farmacêuticos e outras farmácias de manipulação.” (Techcrunch)

Se seu cão for diagnosticado com câncer, seu veterinário poderá recomendar o produto da One Health. Ainda assim, você continuará levando seu filhote ao veterinário, já que o One Health diz que ele é “100% parceiro dos veterinários”, por conta da possibilidade do mesmo ser capaz de ver o amigo peludo na vida presencial.

As drogas recomendadas são aprovadas pela FDA para humanos, mas possuem dados relevantes para os cães. A One Health diz que investiu tempo e dinheiro na compreensão dessas drogas específicas e seu impacto nos cães.

“Embora não tenhamos desenvolvido as drogas, tivemos que fazer muito mais para preencher a lacuna de informações”, disse Lopes.

A startup cobra os veterinários diretamente. A partir daí, o veterinário pode ou não cobrar o paciente. Os tratamentos de câncer para cães na One Health custam US$ 6.700, o serviço foi projetado para custar menos do que o custo médio dos tratamentos de câncer nos animais.

A empresa acredita que os avanços nos cuidados com os animais, podem a longo prazo, ajudar a compreender melhor o tratamento do câncer em humanos também.

 Vi lá no Techcrunch



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.