Marketing

Robô apresenta telejornal na China

Jornalista Robõ

Robôs virtuais apresentam noticiário na China

‘É meu primeiro dia na Xinhua’, diz um dos personagens digitais.

A agência de notícias chinesa Xinhua apresentou um casal de jornalistas virtuais para os noticiários televisivos. Um dos apresentadores virtuais fala em Chinês e o outro em Inglês.

Porém, os hologramas apenas leem textos que são passados na tela. Diferentemente de outros robôs com inteligência artificial capazes de refletir e tomar decisões de forma autônoma.

Segundo a agência, esses robôs virtuais foram criados com a colaboração de Sogu, uma empresa de Pequim especializada em reconhecimento de voz. “A partir de agora é oficialmente um novo membro da redação da Xinhua”, afirmou a agência, destacando que uma das vantagens dos robôs virtuais é que podem trabalhar 24 horas por dia. Folha

Até o momento, robôs não têm sido utilizados para escrever reportagens capazes de vencer prêmios jornalísticos. Eles coletam dados brutos como pesquisas eleitorais, índices econômicos, resultados esportivos e os sistematizam em pequenos textos padrão. Um trabalho que, apesar de braçal e burocrático, sempre foi feito por repórteres humanos.

Nos Estados Unidos chamou atenção o caso da Associated Press, uma das agências de notícias mais importantes do mundo, com sede nos Estados Unidos.

A agência informou em janeiro de 2015 que passaria a usar tecnologia da empresa Automated Insights para produzir textos sobre o balanço trimestral de companhias, um tipo de documento que traz dados como faturamento bruto e lucro.

A tecnologia coleta dados dos documentos fornecidos pelas empresas e os traduz em textos padrão sobre os balanços. Antes da implementação da tecnologia, a Associated Press acompanhava 300 empresas, com a automação, número subiu para 3.700. (Nexo – https://www.nexojornal.com.br/expresso/2016/10/21/%E2%80%98Jornalismo-automatizado%E2%80%99-como-rob%C3%B4s-podem-ser-usados-para-escrever-not%C3%ADcias)

A automação gera receio de cortes de vagas e desemprego em todos os setores, é possível que alguns jornalistas percam o emprego por conta desses processos automáticos, mas deve gerar novas vagas de trabalho para profissionais de automação e construção de base de dados estruturadas. Em todo caso, o bom jornalista provavelmente sempre terá seu espaço, pois a criatividade e percepção humana não podem ser substituídas por um robô.

Assine gratuitamente o blog e mantenha-se informado sobre os principais assuntos de marketing e negócios 

PATROCINADORES

TECNOPONTA:
Tecnoponta Treinamentos. Há 20 anos formando profissionais.

Curso de Marketing digital
Curso de gestão de redes sociais com foco em Facebook:
Workshop de Marketing digital

CLUBE DE BENEFÍCIOS. “Pequenas mensalidades, muitos benefícios”.
O Clube de Benefícios é um conjunto de benefícios oferecidos há mais de 23 anos na Baixada Santista para famílias que buscam uma cobertura completa para cuidar da saúde. Conheça. (13) 3285-1325

Quer patrocinar o canal? Entre em contato com Rafael Gonzalez pelo e-mail rafagonzmarti@gmail.com

Gostou da música do vídeo?
Conheça o canal do guitarrista e professor de música Filipe Martinez



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.