Jornalismo

Fake News chegam a quase 5 milhões no terceiro trimestre de 2018

fake news

Relatório “Segurança Digital no Brasil”, produzido pelo dfndr lab,aponta que o número de Fake News que circulou na internet cresceu 43% em relação a 2017 por conta das eleições.

O Relatório Segurança Digital no Brasil é produzido pelo dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe. Seus dados são gerados pelas detecções de ciberataques aos smartphones Android dos mais de 21 milhões de usuários do aplicativo de segurança dfndr security, durante os meses de julho, agosto e setembro. Por meio de tecnologia, técnicas de inteligencia artificial e especialistas em segurança digital, a empresa é capaz de checar links maliciosos em aplicativos de mensagens e redes sociais e identificar se pode ser golpe ou fake news.

Conforme relatório divulgado, foram mais de 4,8 milhões de detecções relativas a Fake News. Montante que representa um aumento de 43% em comparação com o mesmo período de 2017. O total de detecções de links maliciosos no trimestre foi de 43,8 milhões e a participação das fake news mais que dobrou, se comparada com igual período do ano passado, chegando a 11% de todas as detecções.

O tema mais utilizado para a criação de notícias falsas foi política, que respondeu por 46,3% do total. As notícias falsas com esse tema representaram mais de 2,2 milhões de detecções.

“A cada trimestre, o número e a sofisticação das fake news crescem consideravelmente. As eleições foram o principal gancho desse trimestre, mas qualquer tema que gere grande volume de cliques para ganho com publicidade ou que possa influenciar a opinião pública são utilizados como chamariz. A principal questão é que notícias falsas são um risco real à segurança das pessoas. Considere, por exemplo, o dano que fake news sobre medicamentos ou vacinas podem causar à população. Por isso, é necessário e urgente intensificarmos a discussão sobre o tema e a conscientização sobre como se proteger”, comenta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Outra pesquisa da empresa, realizada com 35 mil pessoas, aponta que quase 65% delas já recebeu algum tipo de conteúdo falso em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Facebook Messenger. Quem produz esse tipo de notícia falsa solicita para que as pessoas compartilhem, tentando assim alcançar mais visibilidade. Infelizmente, muitos acabam contribuindo sem saber que se trata de uma “fake News”.

Acesse o Relatório completo da Segurança Digital no Brasil.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.