Redes Sociais

Atualização sobre o ataque ao Facebook mostra como saber se sua conta foi hackeada

Atualização sobre o incidente de segurança divulgado pelo Facebook aponta como saber se o seu perfil foi hackeado.

Inicialmente o Facebook havia informado que 50 milhões de contas haviam sido expostas a riscos de segurança, porém, após avaliação mais profunda a empresa publicou uma atualização dizendo que na verdade foram 30 milhões de contas atingidas pelo problema.

“Para 15 milhões de pessoas, os invasores acessaram dois conjuntos de informação – nome e detalhes de contato (número de telefone, email ou ambos, dependendo das informações disponíveis nas contas). Para 14 milhões de pessoas, os invasores acessaram os mesmos dois conjuntos de dados, bem como outros detalhes em seus perfis. Isso incluiu nome de usuário, gênero, local/idioma, status de relacionamento, religião, cidade natal, cidade atual reportada, data de nascimento, tipos de aparelhos usados para acessar o Facebook, educação, trabalho, 10 últimos check-ins ou locais em que a pessoa foi marcada, website, pessoas ou Páginas que a pessoa segue, e as 15 pesquisas mais recentes. Para 1 milhão de pessoas, os invasores não acessaram qualquer informação. (Facebook Newsroom)”

Como saber se sua conta do Facebook foi hackeada?

Você pode pesquisar se sua conta está entre as afetadas pelo ataque através do link https://www.facebook.com/help/securitynotice?ref=sec. Ao acessar, você será redirecionado para uma página de ajuda do Facebook que automaticamente mostrará se sua conta está entre as violadas ou não. O texto da página está em inglês, porém no final da página dá pra ver a mensagem de avaliação de sua conta. Exemplo na imagem abaixo:

minha conta do facebook foi hackeada

[Tradução] Com base no que aprendemos até agora, sua conta do Facebook não foi afetada por este incidente de segurança. Se encontrarmos mais contas do Facebook afetadas, redefiniremos os tokens de acesso e notificaremos essas contas.

Atualizações do Facebook sobre o ataque.

  • Durante a investigação, o Facebook invalidou os tokens de acesso de quase 90 milhões de contas que foram potencialmente afetadas pela vulnerabilidade. Segundo a empresa, atualmente não é necessário que ninguém altere suas senhas, se ainda estiver com problemas para fazer login em sua conta você pode seguir as orientações desta página de ajuda do Facebook.
  • O Facebook descobriu que entre 14 e 27 de setembro, os invasores usaram os tokens de acesso para obter determinadas informações da conta. Esses tokens de acesso foram invalidados assim que descobertos, o que impediu qualquer acesso posterior às informações das contas do Facebook afetadas.
  • Nos próximos dias, a empresa enviará mensagens customizadas a cada uma das 30 milhões de pessoas afetadas.
  • Segundo anúncio oficial, o ataque não afetou as plataformas Messenger, Messenger Kids, Instagram, Oculos, Workplace, Páginas, pagamentos, aplicativos de terceiros ou contas de desenvolvedores ou anunciantes.

A investigação ainda está em andamento junto ao FBI, a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos, a Comissão de Proteção de Dados da Irlanda e outras autoridades.

Vamos continuar acompanhando.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.