Inteligência Artificial

Instagram lança funções para combater Cyberbullying na plataforma

espalhe gentileza Instagram

O Instagram passará a utilizar inteligência artificial para identificar comportamentos de ódio e ofensivos na plataforma.

As novas funções foram anunciadas na quarta feira (09/10) através do centro de informações oficial do Instagram. A plataforma passará a utilizar procedimentos de machine learning para detectar automaticamente conteúdos ofensivos nos comentários e legendas, mesmo que o conteúdo não tenha sido denunciado por usuários.

A nova função já está disponível nas publicações do feed, na aba “explorar”, no perfil dos usuários e também nas transmissões ao vivo, onde os comentários impróprios poderão ser bloqueados automaticamente. O responsável pela live poderá ajustar anteriormente os padrões de filtros e palavras que serão banidas.

Instagrm contra o cyberbullying
Foto – Divulgação/Instagram

Para fortalecer o combate ao Bullying, o Instagram também lançou uma campanha em conjunto com a atriza americana Maddie Ziegler, que já passou por esse problema e hoje é uma ativista relacionada ao assunto.

Foi criado um filtro especial chamado “Spread Kindness” (Algo como espalhe gentileza), que dispara corações coloridos nas publicações do Stories. Para ter acesso ao novo filtro é preciso seguir a Maddie ou selecionar a opção “experimentar”, no canto superior esquerdo da tela, quando assistir a um Stories que utilize o filtro.

filtro espalhe gentileza
Foto – Divulgação/Instagram

“O Instagram vem investindo em diversas ferramentas para combater o bullying dentro da plataforma. Segundo a empresa, as Diretrizes da Comunidade sempre proibiram o assédio moral. Recentemente, a rede social também disponibilizou um guia parental para evitar que os adolescentes, maiores vítimas de bullying, corram perigo online.” (Techtudo)

No mês de outubro nos EUA é conhecido como o Mês Nacional de Prevenção de Bullying nos Estados Unidos. Assunto que impacta todas as empresas e plataformas de comunicação digital fortemente. As plataformas criadas para dar “voz” as pessoas, estão precisando investir pesadamente em filtros para evitar a proliferação dos discursos de ódio.

O que você acha desse tipo de filtro?

Vi lá no Techtudo



One comment

  1. marcia

    Muito interessante,todos se preocupando com o ser humano.Usar as midias para o engrandecimento e evolução,assim espero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.