Segurança

Hackers invadem o site de prefeitura de Santos e acendem alerta sobre segurança digital

Hackers invadem o site de prefeitura de Santos e acendem alerta sobre segurança digital

Hackers invadem o site da prefeitura de Santos, nesta quarta feira dia (25) e acendem um alerta para empresas em relação a segurança de seus sites.

Notícia publicada em A Tribuna relata que o endereço oficial do site da prefeitura de Santos foi hackeado por um grupo denominado Ghost Defacers, inabilitando todas as funções do site. Aparentemente o motivo do ataque foi político, uma vez que no lugar da página principal do site foi colocada uma imagem do presidente Michel Temer com textos de protestos contra a corrupção.

De acordo com o especialista em segurança digital Rodrigo Cardoso, Presidente e Diretor Digital da Turing Security, essa desconfiguração da página web é um tipo de ataque denominado Defacement ou Defacer, ou seja, é uma pichação que consiste em alterar o conteúdo do site.

Segurança digital é uma preocupação nas empresas públicas e privadas.

“A Segurança Digital de ativos digitais é hoje um ponto estratégico e competitivo no mundo corporativo – um core business importante. E isto também inclui o cenário governamental, uma vez que o poder público local também realiza projetos ou atua com paradiplomacia com alguma cidade estrangeira ou órgão internacional para elevar a econômica local.” (Rodrigo Cardoso)

Ainda segundo o especialista, não dá mais para atuar no ecossistema da Internet sem pensar em segurança digital. Os riscos de vazamentos de dados privados e confidenciais podem gerar danos imensuráveis, sem mencionar a perda da credibilidade que a vítima irá sofrer por muito tempo.

Como se proteger?

Para se proteger desse tipo de situação, as empresas precisam ter um planejamento de segurança digital adequado, que contenham mecanismos de proteção contra a invasão de agentes maliciosos nas camadas de acessos aos dados, por exemplo, o armazenamento na cloud ou nuvem, a criação de políticas de segurança eficiente, contar com a proteção de firewall e fazer backups regularmente.

Dependendo de como são programados, os próprios sites podem oferecer riscos para invasões. É preciso avaliar as diferentes linguagens de programação disponíveis, assim como condições de acesso a bancos de dados e servidor, entre outros aspectos utilizados na administração de páginas da web.

Muitas vezes as empresas constroem os sites pensando apenas nas suas funções de marketing e de divulgação, mas vale lembrar que se um site não for seguro pode oferecer riscos para todos e denegrir a imagem da empresa perante seus consumidores em casos de invasão.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.