Tecnologia

Estamos diante de uma nova bolha tecnológica?

bolha tecnologica 2017

Há um cenário preocupante em relação aos investimentos em empresas de tecnologia no mundo e poucos estão falando sobre isso.

Há uma queda drástica nos valores de investimento em empresas chamadas de “Early Stage” (startups) no ramo de tecnologia. O gráfico abaixo é dramático e preciso, os investimentos caíram quase pela metade nos últimos 3 anos, o que está salvando o setor são investimentos em empresas mais consolidadas dos tipos “Mid Stage e Late Stage”.

implosao vc tecnologia

bolha empresa de tecnologia

Esta é uma tendência de três anos, portanto não podemos jogar a culpa em fatores macro ou de curto prazo, o mais importante, ocorre em um momento de queda sem precedentes de investimentos no mercado de ações em todo o mundo.

queda em ações no mundo

O que está causando esta queda?

Um comportamento típico de “bolha”.  A partir de 2010 as rodadas de financiamentos para aplicativos cresceram em ritmo acelerado devido a recuperação da atividade econômica nos EUA, mas uma mudança de comportamento do consumidor em relação à tecnologia mobile trouxe uma série de desafios para empresas de diversos setores como estilo de vida, saúde, finanças e outros. Com isso surgiram variados tipos de aplicativos  em um mercado conhecido como B2C (Business to consumer). São aplicativos direcionados para vendas diretas ao consumidor. A estabilização das plataformas Android e IOS também contribuíram com o cenário otimista do setor.

O financiamento das chamadas SaaS (Software as a service), empresas que oferecem serviços via software que na maioria das vezes coletam cadastros e vendem assinaturas para o acesso dos consumidores sofreu grande impacto. Em 2014, cerca de 5000 rodadas apoiaram as SaaS, que neste ano caiu quase 40% com 3000 rodadas. Com tantas empresas do tipo criadas anteriormente, as novas tem dificuldade de entrar no mercado, uma característica que conhecemos como “winner take all”, ou seja as empresas que se destacam primeiro ganham a grande fatia do mercado.

Financiamentos globais (valor e volume) em SaaS

investimentos em SaaS

Mesmo as fintech (Empresas de tecnologia voltadas para o ramo financeiro) estão vendo uma queda silenciosa na atividade, não tão dramática quanto as SaaS e nas empresas voltadas para o mobile, mas mesmo assim a atividade de financiamento das fintechs caiu quase 10 por cento desde 2014. Isso pode demonstrar uma maturação natural do segmento segmento onde os “vencedores” já surgiram, estabilizaram-se e estão bem financiados.

Em geral, os investimentos em empresas de capital aberto estão se concentrando nos “vencedores”, líderes de mercado, e sobrando pouco espaço para novas Startups. Recentes US $ 1 bilhão foram investidos em empresas como Airbnb, Spotify, WeWork e Lyft, que se juntaram ao grupo de empresas bilionárias como Uber, Facebook, SpaceX e Flipkart e apontam para uma forte tendência de concentração de investimentos em empresas que tenham potencial real para liderar ou dominar seu segmento.

Como aconteceu na famosa bolha da internet na década de 1990 quando, diante da euforia relacionada as novas tecnologias da época, vimos grande quantidade de investimento mal projetado em “empresas conceito”, com pouca visão estratégica e habilidade técnica para as necessidades do momento. O resultado foi que a maioria das empresas acabou fechando deixando sequelas no mercado de tecnologia. Desta vez, analistas entendem que o tombo não deve ser tão grande, mas o fato é que os investimentos em startups estão mais reduzidos e devem ficar cada vez mais criteriosos.

Sendo assim, essa queda brusca de investimentos no setor pode ser saudável ou desastrosa para o mercado de tecnologia, é uma questão que devemos acompanhar de perto e descobrir.

Fonte: Tech Crunch



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.