Redes Sociais

Facebook pode retirar publicações de empresas do feed orgânico

facebook pode retirar publicacoes de empresas no feed organico

Facebook testa mudança que poderá impactar de forma radical a atuação de empresas na plataforma.

As publicações de empresas aparecem de forma orgânica (não paga) para as pessoas que curtem a página, ou no caso da publicação ter o envolvimento de alguém conhecido, mas isso pode acabar. Essa alteração pode forçar as empresas a investir em mídia para que suas publicações sejam visualizadas por seus clientes dificultando a divulgação de pequenas empresas.

De acordo com a empresa, as publicações orgânicas não deverão sumir totalmente, elas serão direcionadas para uma aba específica. O usuário precisará optar por abrir essa aba, mais ou menos como funciona no Gmail, onde existe a aba “promoções”. Se os usuários não adotarem o hábito de verificar as publicações dessa aba as publicações das empresas devem perder muito seu potencial de alcance.

facebook pode retirar publicacoes de empresas no feed organico

Com a alteração, o feed de publicações tradicional, deverá conter apenas publicações de pessoas, amigos e familiares. Resta saber se as empresas vão abandonar as páginas e partir para a criação de “perfis pessoais” para tentar burlar essa condição. Se isso acontecer será um retrocesso para as empresas que terão menos funções na plataforma, para os usuários que deverão navegar em um feed confuso e receber pedido de “amizade” de empresas e também para o Facebook que investiu bastante para regularizar essa questão.

“Com todas as publicações possíveis no feed de cada pessoa, sempre trabalhamos para conectar pessoas com as postagens que acham mais significativas. As pessoas nos disseram que querem uma maneira mais fácil de ver postagens de amigos e familiares, então estamos testando dois feeds separados, um com espaço dedicado a postagens de amigos e familiares e outro como um espaço dedicado para posts de páginas. Para entender se as pessoas gostam desses dois espaços separados, testaremos algumas coisas, como a forma como as pessoas se envolvem com vídeos e outros tipos de postagens. Esses testes começarão no Sri Lanka, Bolívia, Eslováquia, Sérvia, Guatemala e Camboja. Não temos planos atuais para lançar isso globalmente”, disse o porta-voz do Facebook em uma declaração por e-mail. (Marketing Land)

Embora o Facebook exponha que não tem intenção de implementar essa alteração globalmente, as suas atitudes demonstram o contrário. A empresa busca constantemente aumentar o faturamento através de publicidade e parece disposta a realizar grandes alterações dentro da plataforma.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.