Segurança

Robô doméstico pode ser hackeado e atacar pessoas.

robo pode ser hackeado e atacar pessoas2

Um vídeo publicado pela empresa de cibersegurança IOActive mostra um robô doméstico se transformando no “Chuck”, uma alusão ao boneco do filme “Brinquedo Assassino” que ataca pessoas com uma faca no famoso filme de Tom Holland. O vídeo mostra o robô atacando com uma chave de fenda.

O vídeo alerta sobre os perigos relacionados ao crescimento de robôs e aparelhos conectados à internet dentro das casas, a chamada internet das coisas se populariza no mundo todo e pode trazer benefícios, mas também apresenta riscos.

No caso do vídeo, o robô UBTech Alpha, é hackeado e programado para atacar com a chave de fenda, assim como ele, vários outros equipamentos podem ser hackeados dentro de sua casa. Portões automáticos, câmeras de segurança, robôs de estimação, geladeiras, carros entre muitos outros aparelhos desenvolvidos com funções que podem ser alteradas pela internet, e sendo assim, expor as pessoas ao perigo.

Ao comprar um computador ou celular, o usuário já se acostumou a tomar medidas de segurança como instalar antivírus, manter o sistema operacional atualizado, tomar cuidado para cadastrar ou renovar senhas, com objetos da “internet das coisas” a preocupação deve seguir a mesma linha.

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.