Pesquisa realizada pelo Mlabs envolveu quase seis milhões de publicações no Facebook e Instagram, entre 2016 e 2017, analisando a performance de engajamento.
O objetivo da pesquisa, segundo o Mlabs, é contribuir para que as empresas possam melhorar as estratégias de comunicação nestas plataformas. Ao todo a pesquisa analisou 26.236 páginas no Facebook e 18.105 contas no Instagram, totalizando 5.942.985 publicações. Neste artigo vou pontuar alguns dos principais insigths observados.
FREQUÊNCIA
As empresas publicam mais vezes no Instagram do que no Facebook, a frequência de publicações no Instagram tem média de 2,86 posts/semana, no Facebook a média fica em 2,36 posts/semana.
CURTIDAS
Em média, as publicações do Instagram são 14% mais curtidas. O Facebook apresentou na pesquisa uma média de 269,79, já o Instagram teve média de 306,89.
EFETIVIDADE
Quando falamos em comentários e curtidas, o Instagram tem melhor taxa de efetividade, só perde para o Facebook em relação aos “cliques”, veja quadro abaixo:
CONTAS PEQUENAS
Nas contas com menor quantidade de seguidores o Instagram leva vantagem em número médio de curtidas. Considerando apenas páginas com menos de 10 mil seguidores, as publicações no Facebook tem em média 28 curtidas, 2 comentários e 3 compartilhamentos, já no Instagram a média é de 36 curtidas e 2 comentários.
As pequenas contas estão utilizando mais o Instagram. Dentro desse universo de páginas com menos de 10 mil seguidores, as empresas publicam mais no Instagram do que no Facebook.
CONTAS MÉDIAS
Para as contas com número de seguidores entre 10 mil e 50 mil, a diferença de curtidas é de 100%, ou seja, as publicações no Instagram geram o dobro de curtidas do que as do Facebook.
As contas que tem entre 50 e 100 mil seguidores, tem cerca de 5,85% mais engajamento no Instagram do que no Facebook.
A pesquisa ainda mostra que o formato com maior taxa de engajamento no Instagram são os vídeos, 34% a mais do que fotos. No Facebook os cliques vencem curtidas, a média de pessoas que clicam em publicações é 2 vezes maior do que o número de curtidas. Os vídeos no Facebook tem desempenho 370% superior de alcance orgânico em relação às fotos.
Caso você queira ver a pesquisa completa pode baixá-la diretamente do Mlabs de forma gratuita pelo link: https://www.mlabs.com.br/estudos/relatorio-engajamento-facebook-instagram-2017
Claudio Antônio S. dos Santos
Achei muito interessante a pesquisa, eu tenho um blog no interior da serra gaúcha, numa cidade com 13.000 habitantes, e tenho muito acesso, me chamam pra tudo que tem na cidade, pois só coloco coisas positivas, nada de violencia, morte ou fofocas q não levam a nada.
Eu realmente dou mais ênfase ao facebook, mas tenho cotado que ao colocar algumas postagens no Instagram, rapidamente já tenho 3000 seguidores.
Rafael Gonzalez Post author
Olá Claudio, bacana você compartilhar sua experiência conosco. 🙂 Manda o link do seu Facebook/Instagram, para conheceremos.