Google inaugura espaço de 3 mil metros quadrados para servir de “casa” dos youtubers brasileiros.
O Youtube Space construído no bairro Porto Maravilha, região portuária do Rio de Janeiro, conta com três estúdios para gravação, sendo que um deles tem 171 metros quadrados. O estúdio maior tem cenário decorativo com ambiente boêmio do bairro da Lapa e poderá ser utilizado por youtubers selecionados. Os equipamentos disponíveis incluem câmeras que filmam em resolução Ultra DH ou 4k, qualidade quatro vezes superior ao Full HD.
O espaço conta com salas de treinamento que vão desde aulas de iluminação a workshops para monetização do canal. A ideia é que os youtubers aprendam a gerenciar seus canais sozinhos, em casa.
“Os youtubers estão sempre famintos para aprender a melhorar seus vídeos”, disse o diretor global do YouTube Spaces, Lance Podell, em entrevista exclusiva ao Estado. “Com esse novo espaço, nós queremos ajudá-los a liberar esse potencial.” (Estadão)
As ilhas de edição são as mais concorridas, contam com computadores potentes da Apple e softwares como Avid, Final Cut e After Effects que somadas as licenças dos programas passam de 3,9 mil ao ano. (G1 Globo)
O objetivo do Google é ampliar o mercado no Brasil, com maior qualidade nos conteúdos a empresa espera que as pessoas passem mais tempo na plataforma. O Youtube depende da receita de publicidade para manter seus negócios. A empresa entende que investir nos produtores de conteúdo é uma boa estratégia para aumentar as receitas. O número de canais nacionais cresceu de 290 mil para 460 mil de 2016 para 2017, o que representa 58% de aumento em um ano.
Segundo a empresa, as unidades Youtube Space ao redor do mundo já colaboraram com a produção de mais de 12 mil vídeos desde 2012. A unidade do Rio de Janeiro é a segunda maior já construída, perdendo apenas para unidade de Los Angeles, e é a segunda unidade construída no Brasil. A primeira foi criada em São Paulo, no bairro do Bom Retiro em 2014.
No longo prazo, a profissionalização dos criadores poderá também impulsionar a versão paga do serviço, chamada YouTube Red – ainda sem data para estrear no Brasil. Nela, o Google exibe produções especiais de youtubers por uma mensalidade de US$ 10.
- Se quiser saber como participar dos eventos e treinamentos acesse o site oficial do Youtube Space Rio (https://www.youtube.com/yt/space/pt-BR/rio.html) ou São Paulo (https://www.youtube.com/yt/space/sao-paulo.html).