Redes Sociais

Facebook lança plataforma para concorrer com Netflix

facebook watch

O Facebook anunciou o lançamento da sua plataforma de vídeos, sob demanda, chamada Watch, serviço que pretende concorrer com o Netflix e Youtube.

A plataforma segue a linha Netflix, o conteúdo será inicialmente produzido pela própria empresa e disponibilizado em todas as telas e formatos disponíveis na rede, os programas serão exibidos em episódios gravados ou ao vivo, com opção para o usuário salvar uma “whachlist”, ou seja, uma lista de vídeos que gostaria de ver.

O diferencial ficará por conta da riqueza de dados que o Facebook tem sobre seus usuários. Através de algoritmos, a plataforma poderá sugerir os vídeos mais engraçados, aqueles com maior interação “hahaha”, os mais amados, mais curtidos, e assim por diante. Também será possível interagir com as publicações ao vivo e gravadas como acontece hoje na plataforma. O usuário poderá acompanhar o que os amigos estão assistindo e conversar sobre o tema, participar de grupos de discussão, interagir com as páginas dos programas, o Facebook tem em mãos uma grande oportunidade de criar uma TV interativa.

O objetivo da empresa é fazer com que as pessoas fiquem mais tempo dentro da plataforma e dessa forma comercializar espaços publicitários mais rentáveis, como acontece nos canais de televisão tradicional.

O olhar digital divulgou a lista dos 13 programas que estão disponíveis inicialmente:

  1. “My Social Media Life” — uma espécie de reality show que acompanha o dia a dia de David Lopez, uma celebridade das mídias sociais;
  1. “Championship Rewind” — vai contar os bastidores da campanha do Golden State Warriors ao longo da temporada 2016-2017 da NBA;
  1. “Science @ NASA” — o programa mergulhará em um único tópico científico dentro da Nasa. Cada episódio, com duração de quatro a cinco minutos, fará uma exploração de forma didática;
  1. “Gabby Live” — programa ao vivo apresentado por Gabby Bermstein em que a autora e palestrante compartilhará lições de inspiração, conduzirá meditações guiadas e treinamentos;
  1. “Tiny Spaces” — programa apresentado por Brit + Co sobre americanos que tiram o máximo proveito de suas pequenas casas;
  1. “ExtraTime Live” — Andrew Wiebe, David Gass e convidados farão análises e mostrarão os momentos “mais loucos” de cada fim de semana de atividades na Major League Soccer (MLS);
  1. “Safari Live” — programa da National Geographic em que a audiência poderá acompanhar atividades ao vivo de um safari, com filmagens na África do Sul e no Quênia;
  1. “Nas Daily” — um programa diário com vídeos do rapper Nas e seus fãs;
  1. “Pretty Unfiltered” — este programa, de PopSugar, lidará com questões e inseguranças que muita gente tem e não consegue tratar. A ideia é oferecer soluções para ajudar na construção da autoconfiança;
  1. “WSL Surfing Sundays” — a audiência poderá acompanhar o melhor dos eventos organizados pela World Surf League Championship Tour;
  1. “Kitchen Little” — programa produzido pela Tastemade que apresentará crianças ensinando técnicas de culinária a chefs;
  1. “Major League Baseball Live” — transmissão semanal ao vivo de um jogo da MLB;
  1. “Returning the Favor” — Mike Rowe apresentará este programa em que serão retratadas pessoas que fazem “coisas extraordinárias” por suas comunidades.

O Watch deverá ter suas próprias produções, mas também atrairá conteúdos de criadores individuais que hoje recorrem ao Youtube para publicar seus canais. Para atrair esse público é bem provável que seja criado algum tipo de monetização para os vídeos.

O serviço estará disponível inicialmente para um pequeno grupo de testes nos Estados Unidos e não há data prevista para expansão.

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.