Repercutindo a dica do COM+ (Grupo de pesquisadores do PPGCOM da ECA-USP) a audiência do Youtube no Brasil cresceu de 63 para 98 milhões de usuários mensais nos últimos 2 anos, segundo dados do Youtube Insigths 2017.
Os dados mostram que 96% dos brasileiros entre 18 e 35 anos acessam o Youtube, número impressionante se considerarmos o tamanho do território nacional e toda a variação cultural que existe entre as regiões de norte a sul país, o YouTube tem mais de 94% de penetração nas classes A, B e C. 86% do acesso é feito por smartphones e 86% por computador.
O Brasil é vice-campeão mundial em horas assistidas, ou seja, é o segundo pais que mais tempo fica na plataforma. 86% das pessoas acreditam que a plataforma “é o lugar onde encontro conteúdo sobre temas que eu amo”. No mobile a média de tempo online supera 1 hora por dia.
Ao todo são 98 milhões de usuários no Brasil, número 54% maior do que no ano passado. A plataforma conquistou 35 milhões de novos usuários. A audiência do Youtube entre pessoas de 18 a 49 anos é mais do que a de TV a cabo. Quem consome conteúdo de música, gastronomia, moda & beleza, gaming e futebol prefere o Youtube.
Qual a visão dos usuários em relação ao Youtube?
Um local de liberdade de expressão e escola. 54% acreditam que a essência do Youtube é a liberdade de expressão, 41% acreditam que é a diversidade, 26% acreditam que é a autenticidade, para 31%, a plataforma é uma fonte de aprendizado, 47% de consumo de informação, 37% busca por novidade e 20% cultura.
No que o Youtube se diferencia?
A pesquisa aponta que 87% concordam que é uma plataforma que permite o consumo de qualquer tipo de conteúdo, quando e onde quiser, 78% concordam que é o lugar para encontrar conteúdos mais autênticos.
Também é local para vendas.
Quem assiste aos vídeos tem 1,3 vez mais chance de comprar algo. 65% dos consumidores de moda & beleza estão planejando comprar roupas e acessórios, 55% dos consumidores de game estão planejando comprar equipamentos eletrônicos. 38% dos consumidores de afinidades no YouTube buscam assistir mais a vídeos relacionados à compra da categoria e cerca de 30% realizam uma compra.
O que faz as pessoas assistirem aos vídeos?
Pesquisa mostra que 46% diz que o vídeo tem que ser relevante, 39% tem que ser envolvente, 30% tem que ser autêntico. Além disso, 40% dos usuários costumam assistir a vídeos de tutoriais, 83% aprenderam a fazer algo novo graças aos vídeos do YouTube, 79% concordam que é melhor assistir a tutoriais no YouTube do que ler instruções.
“Nós acreditamos que todos merecem ter voz e que o mundo é um lugar melhor quando a gente escuta, compartilha e se conecta através das nossas histórias.” (ThinkWithGoogle)
Confira o relatório completo no ThinkWithGoogle