Marketing

Investimentos em mídia digital alcançam TV pela primeira vez na história

investimentos em mídia digital alcancam TV

O último relatório anual realizado pela Kleiner Perkins Caufield & Buyers aponta um dado um tanto quanto surpreendente para quem trabalha com comunicação e mídia.

Em menos de 23 anos de existência a internet ultrapassa a televisão, em relação ao volume de dinheiro investido em mídia nesses veículos, nos EUA. Para quem acompanha esses dados desde 1995, os números não são necessáriamente uma surpresa, mas o caminho foi longo para chegar até esse ponto.

A mídia digital, desde seu surgimento, teve seus altos a baixos. Passou pela bolha especulativa no final da década de 90 que teve seu auge nos anos 2000. (Se analisarmos o gráfico, o efeito da bolha só começou a cessar em 2004). De lá pra cá, o mercado digital teve que lidar com desconfiança, falta de conhecimento técnico do mercado, déficit de profissionais qualificados, baixa qualidade de conexão e infraestrutura, baixa penetração de mercado, dificuldade de adaptação dos consumidores e clientes. Passou por todo esse processo e chegou ao topo do mercado publicitário em menos de 23 anos. Podemos dizer que foi uma ascensão rápida para um mercado tão competitivo e distinto.

dados de investimento em midia digital comparativo com tv

Grande parte da ascensão da mídia digital está nos resultados que ela oferece. Os formatos de publicidade, na internet, estão se aprimorando e a pesquisa mostra que seus usuários estão correspondendo de forma positiva, ou seja, interagindo e adquirindo produtos com mais confiança.

A pesquisa mostra, por exemplo, que 26% das pessoas que clicam em um anúncio do Facebook chegam a comprar o produto ou serviço oferecido dentro de 30 dias.

dados de compras pela publicidade feita no facebook

Dados também apontam que Google e Facebook continuam crescendo acima da média dos outros players do mercado, com respectivos 20% de crescimento ao ano para o Google e 62% de crescimento ao ano para o Facebook.

O relatório aponta ainda as tendências sobre o meio digital que discutiremos  aqui, no blog e no canal Redes Sociais e Inovação Digital de A Tribuna. Acompanhe.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.