Robôs

É a vez dos navios. Empresas se unem para desenvolver cargueiros autônomos

empresa desenvolve navios autonomos

Atenção tripulação! Desenvolvimento de veículos autônomos pode chegar ao ramo portuário. Estaleiros e empresas de logística japonesas se unem para desenvolver navios cargueiros autônomos.

Entre as empresas estão a Japan Marine United, Mitsui OSK e Nippon Yusen, que se comprometeram a compartilhar conhecimento e custos para o desenvolvimento da tecnologia. Segundo estimativas, os valores devem superar a casa das centenas de milhões de dólares. A meta é colocar os cargueiros autônomos em atividade até o final de 2025.

A tecnologia deve monitorar, através de sensores,  o entorno do navio, as condições climáticas e marítimas para traçar as melhores rotas para os cargueiros. Além das condições externas, os sistemas deverão checar toda condição interna do navio, possíveis  defeitos, problemas de funcionamento das máquinas e equipamentos e dessa forma as empresas estarão prevendo reduzir os custos de manutenção e pessoal operacional.

Desemprego tecnológico

Voltamos a falar sobre a transformação na economia que a tecnologia vai gerar nos próximos anos. O tamanho do mercado impactado por essa possível automação é enorme. É quase deixar um dos principais setores econômicos mundiais na mão de robôs, uma tendência que poderá acontecer. Resta saber quando e em qual escala.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.