Marketing

WhatsApp já testa novos serviços para empresas dentro do aplicativo.

O WhatsApp está para dar um passo importante na integração de modelo de negócios com o Facebook. A empresa de Mark Zuckerberg que detém os direitos do aplicativo de mensagem instantânea, como também do Instagram e Facebook, duas das maiores redes sociais dos últimos tempos, possuem um modelo de negócios próprio que consiste em dar às empresas um certo “espaço” em suas redes sociais em troca de patrocínio e acesso ao banco de dados dos seus clientes.

Esse modelo de negócios já está implantado no Facebook, contendo as páginas empresariais e o Gerenciador de Negócios que disponibiliza, inclusive, o analytics para o melhor desenvolvimento dos anúncios e do relacionamento com os clientes. O Instagram recebeu há pouco tempo as mesmas funções, permitindo que empresas anunciem e façam campanhas dentro da plataforma.

O caminho do WhatsApp parece que não será diferente das demais plataformas do grupo. O Facebook anunciou que iniciará o projeto de “negócios” no aplicativo, além disso, poderá disponibilizar sua base de dados que possui mais de 1 bilhão de usuários para ações comerciais. O projeto está previsto para janeiro do ano que vem, porém, o WhatsApp já alterou os termos de serviço para a preparação dos testes que ocorrerão com usuários selecionados nos próximos meses.

whatsapp_logo

Diversas ferramentas poderão ser implementadas, muitas já são ansiosamente aguardadas pelo mercado, como por exemplo a possibilidade das empresas enviarem mensagens de avisos ou promoções para suas bases de contatos. Muitas empresas já fazem isso através de grupos, porém sem muito controle e efetividade.Poderá ser integrado ao sistema entrega de notas, recibos, comprovantes de negócios entre outros documentos.

marketing_whatsapp

O WahtsApp já pronunciou que tomará todo cuidado para não permitir comunicações invasivas como Spam, respeitando a privacidade e o poder de escolha de cada usuário em receber ou não as mensagens de determinadas empresas. Ainda não temos a ideia exata de como serão os serviços, mas o prognóstico parece bom, afinal, o aplicativo já é utilizado como ferramenta de negócios por muitas empresas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.