Marketing

Facebook x Bloqueadores de anúncios

stop_ads

Você já esteve em um site onde saltam na sua tela diversas propagandas com pop’ups? Ou viveu aqueles 5 segundos de espera vendo uma publicidade antes de assistir um vídeo no YouTube? Esses anúncios tornam sua navegação desagradável, às vezes até irritante. Bem, é nessa hora que entram os bloqueadores de anúncios.

Os Ad blocks (bloqueadores de anúncios) como são chamados em inglês, muitas vezes, são complementos de navegadores de internet que permitem que o usuário não veja essas propagandas lendo as linhas de códigos da página.

O problema é que esses bloqueadores estão incomodando muitas empresas. Hoje diversas páginas dependem da publicidade para sua sobrevivência, e por esse motivo, alguns sites quando percebem um usuário logado  utilizando algum tipo de ad block,  interrompe a navegação e solicita  ao  usuário que desative seu bloqueador. Os mais radicais bloqueiam o acesso do usuário no site até que ele esteja sem.

Um estudo realizado no Estados Unidos mostrou que 26% das pessoas que acessam a internet pelos seus computadores usam bloqueadores de anúncios, enquanto para tablets e celulares o número cai para 15%. Considerando que o país tem mais 250 milhões de internautas, o número de pessoas que usam bloqueadores no seu computador é aproximadamente 65 milhões de usuários, ou seja, um número gigantesco.

O Facebook é um dos grandes que entrou em guerra com os bloqueadores de anúncios. No dia 08/08 a empresa publicou em seu blog um texto revelando novos detalhes para a investida contra os bloqueadores de anúncios. A estratégia é mudar a configuração de anúncio para que os ad blocks não reconheçam mais as propagandas, o oposto  das iniciativas atuais dos sites.

facebook_ads

Outra ação é possibilitar ao usuário, o controle do que ele deseja ver ou não. O usuário ao clicar no canto superior do anúncio,  na opção “Porque estou vendo isso”  bloqueará a exibição, informando ao Facebook seu desinteresse pelo anúncio.

Se a tática funcionar provavelmente deve se espalhar pela internet. Essa atitude incomodou um dos executivos da Adblocks, um dos maiores bloqueadores de anúncios, em entrevista ele disse sobre a atitude do Facebook, “é um caminho sombrio contra a escolha do usuário”.

vice_presidente_facebook

Por mais que o Facebook queira driblar os bloqueadores, o mesmo entende o quanto a publicidade pode ser irritante para os usuários. Em entrevista, o vice-presidente de anúncios e negócios do Facebook, Andrew Bosworth disse: “Nos últimos anos, trabalhamos para entender melhor as preocupações dos usuários com anúncios online” e continuou “O que ouvimos é que as pessoas não gostam de ver anúncios que são irrelevantes.” Para ajudar nesse quesito, o Facebook está expandindo sua central de personalização de anúncios.

Veremos se a tática do Facebook será capaz de mudar o mundo das propagandas dentro da internet.



One comment

  1. EDUARDO BATISTA DO NASCIMENTO

    Na chamada na reportagem está escrito “abril” quando a intenção, acredito, seja ter escrito “abriu”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.