Sem categoria

Organização cria aplicativos que jamais podem ser desligados.

O maior projeto de crowdfunding do planeta promete transformar o mundo que conhecemos hoje. A sorte está lançada.

Começou  há poucos dias, em  28 de maio de 2016,  foi criado o The DAO, projeto que avança os trabalhos de desenvolvimento de uma nova tecnologia que tem o objetivo de mudar o mundo. O projeto nasce com a fama de ser o maior projeto de financiamento coletivo do planeta e arrecadou mais de US$ 160 milhões de dólares.
The DAO

O coração do projeto está em seu nome, DAO significa “Organização Autônoma Descentralizada” (Descentralized Autonomous Organization),  tecnologia que possibilita a criação de empresas, aplicativos e organizações que se autoregulam e se autoadministram,  sem a necessidade de intervenção humana. Esses sistemas vivem na internet de forma autônoma e obedecem instruções pré-programadas. O detalhe mais importante é que,  uma vez criados são incontroláveis, não há nada que se possa fazer para desligá-los ou pará-los, exceto desligando a rede mundial de computadores.

Os projetos são criados dentro de um manifesto onde os pilares são:

– Transparência;
– Democracia;
– Descentralização;
– Participação voluntária;
– Não exclusão;
– Privacidade e direito de anonimato;
– Não agressão;

Qualquer pessoa poderá enviar um projeto ao The DAO. Se tiver apoio através de votos da comunidade, receberá recursos automaticamente sem intervenção humana. Não existirá prefeitura, sindicato ou tribunal com poder para derrubar a infraestrutura da operação. Repetindo ” a única forma de parar um projeto DAO”, derrubará  a rede no mundo todo.

Imagine sistemas autônomos que controlam serviços fundamentais para a sociedade sem interferência de governo ou de empresas privadas? Poderíamos ter serviços de compra, venda ou troca, sem intermediários, alguém anuncia a venda, do outro lado o usuário compra e acabou. Toda inteligência de geolocalização, processamento, pagamento poderá ser feita pelo sistema DAO.

Isso pode ser implementado em um sistema de transporte público, por exemplo, já existe um DAO de transporte urbano prestes a ser lançado nos Estados Unidos, chamado Arcade City, e poderá fazer desaparecer o UBER.

O The DAO vai atuar como administradora e financiadora de organizações autônomas descentralizadas. Os investimentos serão aplicados para o desenvolvimento das primeiras gerações de DAOs espalhados pelo mundo. Lembrando que é uma organização autônoma, as decisões sobre quem receberá os recursos são feitas de forma automática através de votos.

alex_van_de_sande

Um Brasileiro.

Entre os 10 primeiros curadores do projeto The DAO está um brasileiro, Alex Van de Sande, carioca, especialista em sistemas autônomos,  é uma das pessoas que será responsável por parte da aplicação,  desse investimento de US$ 160 milhões. Deverá criar novos  sistemas que provavelmente mudarão o modo como vivemos hoje. (Fonte: Folha de São Paulo).

Talvez seja o início da oportunidade para criarmos um novo modelo de sociedade sustentável e colaborativa. Se nos guiarmos pela busca para o bem comum, poderemos tornar  o mundo incrível. Não sabemos qual o próximo sistema global que veremos nascer, mas sabemos que o capitalismo individualista, que temos hoje,  não funciona mais. O planeta está no seu limite e todas as espécies pagarão um preço muito alto se não experimentarmos novos bons caminhos.

A primeira postura é entendermos que o bom, para um, não existe, em se tratando de  sistema global, como a própria palavra salienta.

Qual a sua opinião?

Instrui-vos porque teremos necessidade de toda vossa inteligência.
Agitai-vos porque teremos necessidade de todo vosso entusiasmo.
Organizai-vos porque teremos necessidade de toda vossa força.

(Antônio Gramsci)



One comment

  1. Pingback: O primeiro ataque ao The DAO. – Redes Sociais e Inovação Digital – Blogs A Tribuna

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.