Marketing

Microsoft entra no mundo das redes sociais e compra o LinkedIn.

Microsoft_linkedin

Nesta segunda-feira a maior compra da história da gigante Microsoft foi realizada. A grande empresa criada por Bill Gates adquiriu a rede social LinkedIn pelo valor de 26 bilhões de dólares (Aproximadamente 90 bilhões de reais).

O LinkedIn é uma rede social diferente das demais como Facebook, Twitter. É uma rede social  voltada para negócios, com  foco no networking e o relacionamento entre profissionais de diferentes mercados. Sua principal diferença  para as demais é que nela o comportamento dos usuários é profissional e consequentemente formal.

A ideia da aquisição pela Microsoft foi porque a empresa enxerga que necessita parar de focar apenas em softwares e abrir sua visão para novos tipos de mercados. A escolha pelo LinkedIn se deu porque como a Jack Gold de J. Gold Associates cita, ” o LinkedIn é altamente complementar para os serviços da Microsoft”, como Skype for Business e Yammer.

Potencializar os serviços já prestados pela Microsoft com uma rede social capaz como o LinkedIn é a chave do negócio ocorrido. O interessante é que se prestarmos atenção percebemos que os dados de usuários de ambas complementam uma a outra, a Microsoft possui os dados como contatos e agendas com o Microsoft Office 365 (Outlook, Word, Excel, Access e outras), já o LinkedIn,  possui as informações biográficas e profissionais dos usuários.

Nadella_microsoft

A combinação pode ser muito maior pois a Microsoft é uma empresa voltada ao âmbito profissional, possui outros recursos para o ramo dos negócios como o Skype para os vídeos conferências e sua inteligência artificial “Cortana”. Satya Nadella diretor executivo da Microsoft em uma entrevista comentou:

“Imagina que se você se dirige a uma reunião e o Cortana te informa sobre quem estará presente porque acessou a rede profissional”.

Então a união dessas duas empresas mostra diversas e grandes portas de lucro para a Microsoft, fazendo com que a empresa entre com o pé direito no mundo das redes sociais dominada pelo “gênio” Mark Zuckeberg.

LinkedIn_Microsoft

Porém, vale ressaltar que, o histórico da Microsoft para compras não costuma ser dos melhores, a empresa já adquiriu o Skype, a Nokia para dispositivos mobiles, aQuantive e a Mojang, criadora do popular game Minecraft. E teve prejuízos em duas dessas aquisições, a da Nokia e aQuantive falhando em tentar entrar nos mercados que essas empresas atuavam.

Mas o LinkedIn, com certeza,  é uma abertura de portas para a gigante Microsoft e, no papel, essa união tem muito para dar certo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.