Política

Bloquear o WhatsApp faz algum sentido?

Enquanto a justiça brasileira determina o bloqueio do aplicativo WhasApp para todos no país, os usuários ficam revoltados e as empresas também.

Bloquear o aplicativo para todos os usuários é como bloquear rodovias importantes como a Anchieta e Imigrantes, por conta de um suspeito de crime estar transitando por elas. É uma medida que não faz sentido nenhum e essa discussão não é de hoje, nem exclusiva do Brasil.

Essa discussão está acontecendo também nos Estados Unidos. A polêmica gira em torno da criptografia implementada nos aplicativos tecnológicos de comunicação e parece meio longe de uma decisão final.

Uma batalha judicial bastante acirrada está acontecendo entre o Governo do EUA e a Apple por conta de uma investigação onde um suspeito matou 14 pessoas e feriu outras 22 na Califórnia. A questão é que a Apple não quer desbloquear o aparelho do suspeito por considerar quebra do termo de privacidade da empresa.

O WhatsApp, empresa do Facebook, já deixou claro qual sua posição em relação ao assunto quando concluiu recentemente uma atualização que implementou um sistema tão fechado, em que nem mesmo ela própria poderá ter acesso as conversas telefônicas realizadas pelo aplicativo.

O Governo Americano pega forte argumentando que a quebra do sigilo das pessoas é importante para salvar vidas, evitar guerras, proteger a sociedade. Se a polícia não tiver acesso às provas contra corruptos, bandidos, terroristas ou assassinos fica mais difícil combatê-los. O governo alega que, sem o seu controle total, poderemos estar proporcionando poder para pessoas oportunistas.

Por outro lado, a questão da privacidade é fundamental ao ser humano. O perigo de termos uma sociedade totalmente vigiada é real e assustadora. Um governo capaz de controlar tudo e todos também pode se tornar tirano, ditador e levar as pessoas à condições de escravidão e servidão. Os perigos apontados por esse cenário são discutidos amplamente por teóricos como Michel Foucalt no livro Vigiar e Punir.

Bloqueio do WhatsApp

A questão é realmente complicada, mesmo dentro do governo, os especialistas em segurança digital precisam de ferramentas poderosas de criptografia para se defenderem de ataques de hackers ou crackers e garantir a segurança dos sistemas das comunicações do próprio governo. Uma grande ala do governo Americano acredita que não será possível exigir das empresas o acesso aos dados dos aplicativos.

É preciso que a sociedade, as empresas de tecnologia e o governo, cheguem a um um caminho “comum”, que permita criptografia forte, atenda as necessidades da justiça de forma pontual sem impactar todos os usuários do serviço.

Outra questão importante que devemos lembrar é que terroristas, bandidos e corruptos não respeitam leis e mesmo que o governo obrigue os aplicativos a liberarem informações de seus usuários, não consegue impedir que sejam criados aplicativos “ilegais” para quem deseja trafegar na web de forma ilegal e anônima.

Qual sua opinião sobre o assunto?



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.