Imagine você lucrar com seus posts diários! Isso ainda parece difícil de imaginar porém, para o Facebook, Mark Zuckerberg já considerou esse assunto no seu mega evento chamado F8 e ainda não descartou a ideia. Isso está sendo discutido dentro da empresa do “gênio das redes sociais” e, de acordo com o site americano The Verge, um questionário feito pelo próprio Facebook, aos jornalistas, perguntando sobre como encarariam a ideia de lucrar com os seus posts, na plataforma, já foi circulado.
Uma das ideias iniciais é criar um botão chamado “Tip Jar”, que, em inglês, significa pote de gorjetas permitindo com que os próprios seguidores da página ou da pessoa, façam doações ao dono do perfil. Outra ideia que o Facebook estuda é dar uma fatia de tudo que ele lucra com anúncios nas páginas para os seus donos. Essas criações vem com o intuito de possibilitar geração de renda aos membros das comunidades.
Um dos fatores, desse pensamento estar ocorrendo dentro do Facebook, é porque já existe outra rede social que permite tal possibilidade, seu nome é Gaption lançada no ano passado. Sua proposta é engajar seus membros fazendo com que estes ganhem dinheiro por sua “fatia” nesse mercado, que tanto eles próprios movimentam. A proposta é que ao gerar conteúdo dentro da plataforma eles recebam um percentual de participação nos ganhos que seu compartilhamento gerou, em cliques de publicidade. Um outro olhar, está se voltando para o e-commerce existente dentro do Gaption. Essa plataforma permite anunciar e vender produtos, deixando uma pequena parte do lucro para a plataforma.
Outra ferramenta oferecida pelo Gaption é similar ao “tip jar” do Facebook, que o Gaption batizou de “Gift”, e também tem a posibilidade de que sejam doados pelos seus usuários, os valores estipulados entre U$$ 0,99 à U$$ 9,99 através de um botão no post. A versão completa do Gaption está disponível em download apenas para iOS, a versão do Android se encontra em beta.