Jornalismo

Nova funcionalidade do Facebook facilita a divulgação da sua empresa.

Facebook,messengercode

Ultimamente o Facebook inovou, mais uma vez, com a criação do Messenger Code. Uma nova funcionalidade para o aplicativo de conversas do Facebook que funciona gerando um código ao redor da foto de perfil, do usuário, para que outros usuários possam, com seus smartphones, apontando a câmera na foto do outro usuário acessar o seu perfil do Facebook na hora.

facebook_messenger

Esse serviço de Code, utilizado pelo Messenger, já existia e ganhou força com a utilização do QR-Code, um código de barras 2D com uma grande capacidade de armazenar dados. Ele ficou famoso por sua amplitude de recursos de utilização,  mais utilizado na mídia impressa (revistas, panfletos, outdoors e outros),  já foi muito utilizado também pela televisão.

A vantagem gerada pelos Codes é o que mais atrai empresas para este tipo de tecnologia, pois com ela se dispensa a necessidade de digitar endereços, nomes ou fazer pesquisas. As empresas podem direcionar seus clientes e prospects para onde desejarem instigando a pessoa a ver o que possui por trás do código, além de ter novas e inovadoras formas de comercializar seu produto.  Literalmente o usuário só precisa iniciar o aplicativo de leitura, apontar o celular para um QR Code para que o conteúdo adicional seja exibido no seu navegador de internet.

Um exemplo que demonstra a capacidade e variedade da ferramenta é o CASE de sucesso “Emart Sunny Sale”. Ocorreu na Córeia, no horário de almoço, entre 12 e 13 horas. Uma placa formava um QR-code com projeção da sombra do sol no momento, e ao fotografar o QR-code, os consumidores que compravam os produtos na loja online, recebiam um cupom que ofereciam um desconto de 12 dólares e o direito à entrega do produto, em sua casa.  Os números dessa ação foram superiores aos 12.000 cupons de desconto emitidos e um aumento de 25% nas vendas durante o almoço.

A utilização de codes, nas redes sociais, já existe e está presente em uma das principais mídias sociais  da atualidade, o Snapchat. E permite que os usuários e fanpages de empresas sejam fotografadas na foto de perfil e imediatamente passam a ser seguidas na rede.

Como o Snapchat foi comprado pelo Facebook, a empresa pegou uma de suas funções mais interessante e forte e aplicou no seu aplicativo de mensagens instantâneas, atualizando e deixando mais belo o conceito.

Como funciona o snapcode? O usuário que possui uma conta no Snapchat, ao  acessar as configurações da sua conta, tem a opção de download do seu snapcode que inicialmente  vem com o fundo em branco e dá oportunidade ao usuário personalizar seu código, da maneira que desejar, dentro do espaço disponibilizado.

snapchat_snapcode

 Algumas ideias de como utilizar, seu Code, para sua empresa;

–  Outdoors;

– Revistas;

– Propagandas de televisão;

– Na internet em posts para o Facebook;

– Propagandas em páginas de internet;

– Folders;

– Anúncios em transportes públicos;

– Diversas outras formas intrigantes e interessantes para interação com seu público.

Toda vez que você ver esses símbolos, já sabe que aquela marca, produto ou serviço, tem seu endereço nas redes sociais. Mas convenhamos que nem sempre é fácil achar esses endereços. Existem marcas que tem nomes estranhos, algumas são difíceis de soletrar, algumas são homônimas e outras tem o endereço, mas não significam absolutamente nada em relação ao produto ou ao serviço que estão expondo.

Devido as dificuldades encontradas, o Messenger code servirá como uma espécie de ponte que ligará de forma rápida e sem erros, o consumidor à marca.(Medium.com Celio Meira Bisneto, 09/04/2016)

Com esta nova função, o aplicativo ganhou novas possibilidades de criatividade para a sua interação, o que pode torná-lo cada vez mais atrativo e criativo.



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