Mobilidade

6 modelos de negócios inovadores do fundador do Waze.

Rafael Gonzalez e Uri Levine

Nesta semana, em um evento em São Paulo, tive a oportunidade de conhecer o fundador do Waze.  Em uma breve conversa, ele comentou  sobre suas ideias de negócios e as novas startups que está investindo. Após o grande sucesso do Waze, Uri Levine aprofundou-se ainda mais, nas suas convicções, sobre o que é um bom produto ou serviço.

“A empresa tem que ser eficiente e ser livre. Se você for eficiente e trabalhar com liberdade você terá sucesso.” (Uri Levine)

Uri Levine busca em todos os seus negócios aspectos que, na minha opinião, são fundamentais e prioritários no mundo pós-moderno. Assim como no Waze, todas as empresas que Uri apoia são focadas em gerar tempo e/ou reduzir desperdício de dinheiro. Uma coisa está ligada a outra, no aplicativo Waze elas se completam totalmente, entendo que a possibilidade de uma pessoa, chegar mais rápido em seu destino, terá tempo para produzir mais e melhor. Por outro lado, evitar o desperdício também está na pauta de outros dos seus negócios como o Roomer, essa combinação TEMPO x DESPERDÍCIO me parece poderosa para geração de negócios de sucesso.

Modelos de Negócios inovadores do fundador do Waze

Conheça os modelos de negócios apoiados pelo fundador do Waze, Uri Levine.

Waze (www.waze.com)

Waze é um dos maiores aplicativos de trânsito e navegação do mundo baseado em uma comunidade. Todas as informações da ferramenta são construídas por seus usuários. Segundo o fundador, num período de 6 meses as próprias pessoas desenharam todas as rotas dos Estados Unidos. Quando alguém utiliza o Waze e vai para um lugar desconhecido está ajudando a ferramenta a conhecer uma nova rota. Além da construção do mapa, todas as informações diárias são registradas pelas proprias pessoas que utilizam o aplicativo como, as condições do trânsito, acidentes, congestionamentos, policiamentos e detalhes que acharem adequados e necessários.

“Crowdsource em muitos casos, é a melhor forma de construir informação ou conhecimento. (Uri Levine).”

Moovit (www.moovitapp.com)

É um aplicativo parecido com o Waze, mas tem o compromisso de criar soluções para o transporte coletivo. O usuário pode fazer comparações de trânsito entre as diferentes opções de condução,  ônibus, metrô, trem, de forma colaborativa.

Feex (www.feex.com)

A ideia desse aplicativo é reduzir os custos de corretagem, para investidores, através da tecnologia. Intitulado como “The Robin Hood of Fees” a empresa pretende deixar as informações sobre as ações mais transparentes e dinâmicas para que os investidores possam tomar as melhores decisões sem total dependência das corretoras.

Roomer (www.roomertravel.com)

Aplicativo simples e prático. Você compra quartos de hotel de quem reservou e, por algum motivo, não pode se hospedar. Novamente a intençao de reduzir o prejuízo entra com força nessa ferramenta. A pessoa que pagou o hotel e não pode ir recupera parte do dinheiro e quem aluga economiza no valor da locação.

Fairfly (www.fairfly.com)

Esse aplicativo trabalha em cima de um comportamento específico do consumir. Na maioria das vezes, as pessoas pesquisam bastante os preços das passagens de avião, antes da compra, até porque elas variam muito, porém, depois que a passagem é comprada dificilmente o comprador continua acompanhando os preços. O objetivo dessa plataforma é justamente continuar analisando os preços e avisar ao comprador,  quando tiver um preço mais baixo sugerindo sempre que possível a troca de vôo. Novamente a redução de prejuízo em pauta.

Fairsale (www.fairsale.us)

Vamos supor que você comprou um produto hoje por R$ 85,00 e, no dia seguinte, esse mesmo produto sofre uma queda de preço e esse cai para R$ 35,00. O aplicativo garante que você terá o dinheiro de volta. Toda vez que alguém na comunidade Fairsale faz uma compra, ela ficar registrada e é utilizada para comparar com outras compras. Se alguém da comunidade comprar com um preço mais baixo que o seu,  no dia seguinte, você recebe a diferença em dinheiro. Mais um negócio que busca evitar o desperdício de dinheiro.

As portas estão abertas para negócios inovadores, hoje temos um mercado de milhões de celulares pelo mundo todo, a gama de aplicativos oferecida é grande, mas ainda há muito espaço para sistemas e negócios inteligentes. Muitas empresas serão criadas para oferecer aplicativos que terão sucesso no coração dos consumidores, se seu produto puder salvar o tempo das pessoas ou evitar o desperdício é um bom caminho para começar.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.