Novos modelos de consumo e distribuição de notícias estão em discussão já há algum tempo. Plataformas de tecnologia como o Facebook e Google distribuem as notícias produzidas pelos jornais ou portais de forma gratuita, sem que os produtores das notícias consigam ser remunerados pelo conteúdo ou pela publicidade.
A discussão sobre um possível novo modelo de negócios parece estar avançando. Diversas empresas de mídia se reuniram para obter junto ao congresso americano uma autorização para negociarem juntas, com Google e Facebook, a elaboração de um novo formato.
Após conversar com jornais, Facebook anunciou que deverá iniciar os testes de uma plataforma de notícias no estilo “Paywall”, onde o usuário poderá ter acesso a 10 notícias gratuitas por semana, após atingir esse limite, o usuário deverá pagar um plano de assinatura.
Segundo Campbell Brown, líder da equipe de parcerias de notícias do Facebook, os testes devem começar já em outubro de 2017.
“Uma das coisas que nós ouvimos, em nossas reuniões iniciais, de muitos jornais e empresas digitais é que ‘nós queremos um produto por assinatura, queremos ser capazes de ver um paywall no Facebook”, afirmou Campbell no Digital Publishing Innovation Summit, segundo o The Street. “E isso é algo que estamos fazendo agora”. (O Globo)
O novo modelo seria como um resgate ao jornalismo tradicional onde, para ter acesso a notícias e informações de qualidade, os leitores precisavam assinar jornal ou revista. A questão afeta a estrutura de comunicação que temos hoje, por um lado as pessoas se acostumaram a ter acesso a informações com facilidade e gratuita, por outro, os produtores das notícias estão com dificuldades para arcar com os custos de produção, já que seus conteúdos circulam livres pela web.