Marketing

Micro influenciadores proporcionam melhor ROI para marcas

Na maioria dos casos as marcas buscam influenciadores, influenciadores que tem o maior número de seguidores, mas essa nem sempre é a melhor estratégia.

Pesquisa mostra que investir em patrocínio e parceria com micro influenciadores pode gerar melhores resultados para a marca se comparados aos influenciadores mais populares.

A pesquisa realizada pela plataforma Klear´s, especializada em influenciadores digitais, conduziu uma análise em mais de um milhão de influenciadores no Instagram. O nível de popularidade foi dividido em dois grupos:

1. Celebridade: Influenciadores com pontuação acima de 80 (Pontuação que indica o tamanho da base de seguidores)
2. Micro influenciadores: Personalidade com pontuação abaixo de 80 (Pontuação que indica o tamanho da base de seguidores)

Com isso a equipe analisou a performance das publicações patrocinadas em relação à orgânicas dentro desses grupos.

A pesquisa mostrou que:

  • – Micro influenciadores tem 47% mais engajamento em suas publicações patrocinadas.
  • – Celebridades tem queda de 14% de engajamento em suas publicações patrocinadas.
  • – Micro influenciadores tem 3 vezes mais “likes” por seguidor do que as celebridades em publicações patrocinadas.
  • – Micro influenciadores geram 2 vezes mais engajamento do que as celebridades em publicações patrocinadas.
  • – Enquanto as celebridades tem queda no número de comentários em publicações patrocinadas, os micro influenciadores estão conquistando aumento no volume de participação.

micro influenciadores tem melhor desempenho

 

micro influenciadores tem melhor desempenho pesquisa

 

micro influenciadores tem melhor desempenho em comentarios

Influenciadores celebridade alcançam maior número de pessoas, porém os micro influenciadores conseguem se aproximar mais do público, tornar a comunicação mais pessoal. Essa aproximação se reflete também em publicações patrocinadas, ou seja, aquelas que foram pagas para o influenciador divulgar uma empresa ou produto.

Quanto maior a audiência, mais difícil fica manter os níveis de engajamento elevados, podemos imaginar que isso acontece em um tipo de escala, dos canais de TV aberta, para os canais fechados, para os influenciadores celebridades até os micro influenciadores.

Para as marcas, pode ser mais trabalhoso buscar e identificar diversos micro influenciadores para atingir seu público alvo, porém o retorno sobre esse investimento pode valer muito a pena.

 



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