Educação

O que é prossumo e qual sua importância?

o que e prossumo e qual sua importancia

A tecnologia proporciona aos cidadãos inúmeras ferramentas de produção e interação com marcas e produtos. A participação colaborativa dos consumidores em relação as marcas ganhou até um nome: prossumo. Uma mistura de “produtor com consumidor” e reflete um comportamento que se torna mais evidente nos dias atuais.

Estudo publicado pela ECA/USP escrito por João Francisco Raposo, publicitário, aponta que empresas com a mentalidade totalmente voltada para elas mesmas sofrerão para se manterem vivas no mercado. As empresas que permanecem com processos internos fechados, com foco somente no fabricante e no produto estão ameaçadas. Inúmeras empresas globais ainda se preocupam excessivamente com o controle das informações e sentem-se ameaçadas pelo prossumo, encarando a inovação como um obstáculo em relação à qualidade dos produtos.

A opinião do autor é que esse cenário de resistência tende a mudar. A internet deve se transformar em uma arena criativa, enredada de comunidades de criadores que participarão do desenvolvimento tanto de novos produtos como de novas empresas. A opinião do cliente que antes era marginalizada, vista como um problema, passa a ser valorizada. Empresas devem investir na identificação de usuários líderes, aqueles que estão dispostos a testar, em primeira mão, os protótipos dos produtos para então sugerirem melhorias que podem proporcionar vantagens competitivas.

Criar em parceria com o consumidor e deixá-lo participar desde a concepção dos produtos até suas melhorias, pode ocasionar maior entendimento e conhecimento das marcas em aos seus consumidores, gerar empatia, agilidade e ter com isso, diferencial mercadológico. Para ter acesso à essas oportunidades, a marcas deverão investir em ações que envolvam efetivamente os consumidores, engajando-os em uma participação colaborativa.

O prossumo e o poder do usuário é um tema importante na comunicação atual, se você tem interesse em conhecer mais sobre essa tendência, sugiro a leitura do artigo completo escrito por João Francisco Raposo, na página 116 do e-book “Tendências em Comunicação Digital” publicado pelo COM+ da ECA/USP distribuído gratuitamente pelo endereço: https://issuu.com/commaisusp/docs/livro-tendencias-006



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.