Os jogos olímpicos terminaram com os Estados Unidos liderando o ranking de medalhas sendo o país que mais faturou o “ouro” nos jogos. Nosso país ficou apenas em 13º lugar com algumas medalhas inéditas para a história. Porém, quando entramos no assunto de redes sociais a história é bem diferente.
Durante os jogos olímpicos o Brasil foi a medalha de ouro do “Instagram” como o país que mais se engajou na rede social durante a Rio 2016. O evento teve mais de 916 milhões de interações em mais de 131 milhões de contas, tornando-se o evento mais “Instagramado” da história.
O top 10 dos países mais engajados nas redes sociais:
- Brasil
- Jamaica
- Portugal
- Estados Unidos
- Hungria
- Grécia
- Venezuela
- Croácia
- Canadá
- Irlanda
Essa posição pode ser surpresa para muitos, porém não há surpresa alguma já que o Brasil é o segundo país no ranking mundial de acessos a redes sociais desde 2012. Somos o segundo país a usar o Twitter, o mesmo vale para o Facebook desde 2013 e o Youtube desde 2014. Isso mostra como as redes sociais se tornaram importantes para a vida dos brasileiros, mudando inclusive o cenário do marketing, contando que os “Youtubers” brasileiros vem tomando conta dos anúncios publicitários.
Já pelos lados do Facebook a história se repete já que o Brasil também foi o maior país a interagir nessa rede social, tendo uma brasileira a provocar mais interações na rede social a, medalhista de ouro no judô, Rafaela Silva gerou entre 5 a 21 de agosto mais de 1,5 bilhões de interações feitas por mais de 277 milhões de pessoas na rede social.
O fato curioso foi que o judô nem esteve entre os dez esportes mais comentados na rede nesta olimpíada. O futebol feminino foi o esporte que mais obteve interações das pessoas nas redes sociais. O Brasil dominou os jogos Olímpicos Rio2016 na internet levando a medalha de ouro para casa.