Moedas digitais

WhatsApp vai permitir enviar e receber dinheiro pelo aplicativo

Anunciada pelo WhatSapp (15-05-2020) e o Brasil será o primeiro país a receber, o lançamento de uma atualização que permitirá sem custos que seus usuários enviem e recebam dinheiro pelo aplicativo.

Usuários com conta WhatsApp Business poderão receber pagamentos por produtos e serviços, mas pagarão taxa.

Com previsão de chegada já para as próximas semanas, para acessar a função o usuário precisará cadastrar um cartão com a função débito para fazer as transferências.

Com o nome de Facebook Pay, o WhatsApp afirma que esse recurso no futuro aproveitará os mesmos dados do cartão para serem utilizados em toda a família de aplicativos da empresa e ainda planeja que o Facebook expanda essas funções de pagamento para outros apps (integração).

O WhatsApp não é o primeiro a expandir um aplicativo de mensagens em sistema de transferências eletrônicas. Na China, o WeChat causou uma revolução na maneira de  pagamentos no país e hoje é também rede social e uma plataforma de vendas.

A escolha do Brasil para receber em primeira mão a nova função, se deu devido ao grande uso (mais de 120 milhões de usuários em 2017) do aplicativo no país, pelos públicos de pessoas e de pequenas empresas. A empresa considera ser um apoio ao desenvolvimento econômico do Brasil, que é um país onde o WhatsApp é utilizado por diversos pequenos negócios.

Como vai funcionar?

O primeiro passo é cadastrar um cartão na função Facebook Pay.

No mesmo menu do envio de imagens, haverá uma função, chamada “Pagamento”;

Ao clicá-la o aplicativo vai pedir um valor e redirecionar para a criação de uma conta;

É preciso aceitar os termos de uso da plataforma e criar uma senha numérica de 6 dígitos;

O usuário precisará incluir nome, CPF e um cartão emitido por um dos bancos parceiros;

O banco enviará um código ao usuário por SMS, e-mail ou aplicativo do próprio banco, que controlará a segurança do uso.

Toda vez que o usuário for enviar dinheiro o aplicativo exigirá senha (ou reconhecimento biométrico do celular).  As informações de cartão são encriptadas.

Inicialmente estará aberto o uso para cartões de débito, ou que têm função de débito e de crédito, Visa e Mastercard dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil.

A transferência vai ser intermediada pela Cielo, sem taxas para os usuários e o modelo será aberto e disponível para novos parceiros no futuro.

As transações só podem ser feitas em real e dentro do Brasil. Há um limite de R$ 1 mil por transação e R$ 5 mil por mês. Será possível fazer até 20 transações por dia.

Para as contas comerciais, usando o WhatsApp Business, será preciso ter uma conta Cielo para solicitar e receber pagamentos ilimitados, tanto de crédito quanto de débito, oferecer reembolsos e ter suporte técnico. Os comerciantes pagam uma taxa fixa de 3,99% por transação.

Vi primeiro  lá no G1



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.