Nos últimos anos o Estadão, assim como outros jornais tradicionais, viu sua circulação impressa diminuir enquanto o seu conteúdo online despertava cada vez mais interesse dos leitores. Mas foi a partir de 2017 que o grupo decidiu que desenvolver uma estratégia digital consistente e reinventar o modelo de negócios passou a ter um sentido de urgência ainda maior.
O grande desafio dos jornais é transformar um modelo de negócio tradicional mantendo a força da marca. Um dos maiores desafios de qualquer jornal hoje é entender o impacto da internet no consumo da informação.
Outro desafio é modernizar a estrutura da equipe para acomodar atividades que não existiam até pouco tempo atrás, como a de profissionais que analisam dados e audiência, relacionamento com o público nas redes socais, lidar com crÃticos e haters (pessoas que postam comentários de ódio), por exemplo. Ou seja, é preciso uma grande mudança na cultura da organização.
Os esforços do Estadão vêm trazendo resultados positivos. Hoje, o jornal tem observado crescimento em sua audiência, aumento na receita de publicidade e, a partir de uma melhor compreensão dos interesses e perfil de seu público, geração de novos insights para tomada de decisões.
E você, o que acha que os jornais precisam fazer para se modernizar e ter mais resultado neste mundo digital?
Inscreva-se no canal e mantenha-se informado sobre os principais assuntos sobre o mundo digital.
PATROCINADOR
TECNOPONTA:
http://www.tecnoponta.com.br – Tecnoponta Treinamentos. Há mais de 25 anos formando profissionais.
Curso de Marketing digital: https://bit.ly/2M8bZcn
Curso de gestão de redes sociais com foco em Facebook: http://bit.ly/2n3WCWc
Workshop de Marketing digital: http://bit.ly/2zu3LXQ