Jornalismo

Qual o futuro das notícias no Facebook?

Qual o futuro das notícias no Facebook?

News Corp (Empresa multinacional de Meios de comunicação social americano) fornecerá manchetes para a futura seção de notícias do Facebook.

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, após receber críticas de que o Facebook tem uma abordagem negligente em relação a notícias falsas e campanhas de desinformação promovidas pelo estado, afirmou que a rede social dará prioridade às notícias confiáveis em seu “feed (alimentação)”, identificando canais de alta qualidade.

Zuckerberg anunciou também, uma nova aba de notícias, a ser lançada nos próximos meses (apenas nos Estados Unidos por enquanto), que incluirá manchetes do Wall Street Journal e algumas outras propriedades de mídia da News Corp.

Rupert Murdoch, fundador da News Corp, havia pedido ao Facebook em 2018 que pagasse às empresas noticiosas “confiáveis” uma taxa de transmissão, semelhante ao modelo usado pelas empresas de TV a cabo.

O WSJ, primeiro que noticiou esse acordo, disse que as publicações Washington Post, BuzzFeed News e Business Insider também fizeram trato semelhante com o Facebook e  receberão uma taxa de licenciamento para fornecer manchetes.

As manchetes que aparecerão na nova seção de notícias do Facebook serão selecionadas por uma equipe de editores, enquanto outras serão escolhidas pelo algoritmo da empresa, de acordo com a reportagem do WSJ.

Essa aba de notícias do Facebook é o primeiro passo para a empresa repensar seu posicionamento perante a produção e mediação de notícias. Não sambemos como será o resultado dos testes, mas esta iniciativa significa que a plataforma começará a dar mais atenção aos veículos de comunicação que tratam as notícias com seriedade e responsabilidade.

Inscreva-se no canal e mantenha-se informado sobre os principais assuntos sobre o mundo digital.

PATROCINADOR

TECNOPONTA:
Tecnoponta Treinamentos. Há mais de 25 anos formando profissionais.

Curso de Marketing digital
Curso de gestão de redes sociais com foco em Facebook
Workshop de Marketing digital

Gostou da música do vídeo?
Conheça o canal do guitarrista e professor de música Filipe Martinez



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.