Marketing

Marketing contextual. O que está por trás disso?

Marketing contextual. O que está por trás disso?

Muito se fala em marketing contextual, como uma nova forma de fazer marketing.

O termo ganha força devido a adoção de novos comportamentos da sociedade. A tecnologia impacta no comportamento das pessoas, baseados nesses comportamentos, estudos inclusive “separam” gerações entre Milenials, Alpha, Geração i entre outras…

Com o aprimoramento das ferramentas de coleta e análise de dados, conseguimos entender melhor o que o consumidor demanda de uma empresa, sim, grande parte de toda essa transformação está baseada em um pilar simples e tradicional do marketing “conhecer bem o seu consumidor”.

A cena vivida pelo personagem John Anderton (Tom Cruise), no filme Minority Report de Steven Spielberg, quando ele entra em um shopping e seus olhos são escaneados por devices tecnológicos que passam a sugerir produtos personalizados para ele, pode impressionar pela tecnologia, mas o que está por trás na verdade é a capacidade dessa tecnologia conhecer a fundo as predileções ou necessidades dos clientes. (https://www.youtube.com/watch?v=7bXJ_obaiYQ)

Atualmente não basta a marca oferecer produtos ou serviços ela precisa fazer parte da vida das pessoas, defender uma causa, um estilo, se enquadrar em um mundo idealizado pelos clientes.

Um exemplo atual de uma empresa que faz isso é o Nubank. Acompanhar as comunicações da empresa é ver exemplos de um marketing contextual, com atitude para conhecer bem seus usuários.

Em outubro de 2019, a Nubank lançou uma campanha #AsteriscoNão se posicionando claramente contra as atitudes de empresas ligadas ao mercado financeiro que, ao invés de simplificar o discurso e os serviços, complicam para confundir e ludibriar os clientes abusando das regras colocadas muitas vezes com asteriscos e letras pequeninhas nas propagandas ou contratos.

Em volta de tudo isso tem um consumidor moderno atualmente com o PODER para escolher o tipo de conteúdo que vai consumir e quais marcas quer se relacionar.

Inscreva-se no canal e mantenha-se informado sobre os principais assuntos sobre o mundo digital.

PATROCINADOR

TECNOPONTA:
Tecnoponta Treinamentos. Há mais de 25 anos formando profissionais.

Curso de Marketing digital
Curso de gestão de redes sociais com foco em Facebook
Workshop de Marketing digital

Gravação e edição Filipe Martinez 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.