Socialbakers comparou interações em ambas as redes no último ano e formatos publicitários que geraram melhor performance. O resultado da pesquisa mostrou que o engajamento dos usuários do Instagram foi três vezes superior aos do Facebook.
A pesquisa apontou ainda, que apesar do destaque do Instagram, 60% do volume de investimento publicitário das marcas foram direcionados aos anúncios no feed do Facebook durante o perÃodo. Outros 20% foram direcionados a posts no feed do Instagram, e o restante distribuÃdo entre formatos como Instagram stories, vÃdeos sugeridos e vÃdeos in-stream no Facebook.
No Instagram, o setor com maior número de posts patrocinados foi sobre moda, contabilizando 27% das postagens. Em seguida, aparece o setor de beleza, com 15% de participação, seguido de marcas de e-commerce com 13% de participação e eletrônicos representando 8%. Moda e beleza foram os segmentos que mostraram maior performance na rede social.
Já no Facebook, os posts patrocinados que mais geraram interações foram de marcas de e-commerce com 17% de participação, varejo com 12%, moda com 8% e serviços com 7%.
Considerando os formatos publicitários disponÃveis em ambas as redes sociais, o que gerou maior taxa de cliques foi o anúncio na timeline do Facebook, seguido de vÃdeos sugeridos no Facebook, posts patrocinados no feed no Instagram, vÃdeos instream no Facebook e Instagram Stories, nessa ordem.
Essas pesquisas servem para acompanharmos os comportamento médio da performance publicitária nas redes, mas lembre-se que analisar as médias não significa que seja uma verdade absoluta, cada negócio pode ter uma caracterÃstica diferente de resultados, a dica é testar.
Se quiser ver a pesquisa completa está no Meio e Mensagem.
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