Manifestações

A omissão de curtidas do Instagram e o estado mental das redes sociais

A omissão de curtidas do Instagram e o estado mental das redes sociais

O Instagram escondeu as curtidas e muitos discutem o impacto para empresas e influenciadores. Mas vale uma reflexão sobre o real motivo pelo qual não só o Instagram  como diversas redes sociais estão buscando soluções. O impacto do uso das redes sociais na saúde mental das pessoas!

 

Entre fotos e posts, uma competição silenciosa é disseminada nas redes sociais. Quem é o mais curtido, mais comentado, mais bonito ou mais famoso.

A competição estética e a busca pelos padrões de beleza não vêm de hoje, as revistas de beleza já faziam parte desse cenário antes do surgimento da internet.

O problema é que a lei de Moore (Gordon Moore – Cofundador da Intel Corporation) atua na tecnologia e consequentemente no comportamento humano. As vantagens assim como os problemas crescem exponencialmente.

Ao menos 19% dos usuários do Instagram são mulheres entre 13 e 25 anos de idade. Um período onde essa padronização estética pode trazer sérios danos à saúde mental.

Psicólogos apontam que a adolescência é um período perigoso para o uso intenso das redes sociais porque caracteriza uma fase de construção de identidade.

Os adolescentes tendem a apresentar preocupações com o a estética do corpo. Motivo pelo qual constituem um grupo mais vulnerável às influências socioculturais e à mídia. (UFRB – universidade Federal do Recôncavo da Bahia)

O contraponto também existe

Enquanto se dissemina a cultura de beleza da Grécia Antiga há outra massa na internet nadando contra a corrente e quebrando esses padrões. “… um movimento de mulheres que não têm aceitado docilmente a imposição dos padrões estéticos rigorosos…”.

O problema central é que mesmo aqueles que buscam se auto afirmar dentro dos padrões estéticos de beleza impostos pela sociedade, como quem luta contra, utilizam as redes sociais e seus números, como o de curtidas, para avaliar o sucesso. Ou seja, em ambas as situações, as pessoas estão expostas aos transtornos de ansiedade, depressão, FOMO entre outros distúrbios mentais ao abusarem das redes sociais em busca de autoestima.

Fonte: https://www3.ufrb.edu.br/reverso/sem-curtidas-a-influencia-das-redes-sociais-na-saude-mental-de-jovens-mulheres/

Inscreva-se no canal e mantenha-se informado sobre os principais assuntos sobre o mundo digital.

PATROCINADOR

TECNOPONTA:
Tecnoponta Treinamentos. Há mais de 25 anos formando profissionais.

Curso de Marketing digital
Curso de gestão de redes sociais com foco em Facebook
Workshop de Marketing digital


Gostou da música do vídeo?
Conheça o canal do guitarrista e professor de música Filipe Martinez.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.