Games

Jogo pode contribuir com a reconstrução da Catedral de Notre Dame

assassin_creed_notre_dame

Considerada uma das catedrais mais góticas do mundo a Catedral de Notre Dame poderá receber auxílio de um jogo chamado Assassins Creed para sua reconstrução.

A Catedral foi devastada por um incêndio, que apesar de manter intactas sua fachada e duas torres, causou grandes estragos no pináculo – sua torre central mais alta e seu telhado feito de madeira. Incêndio esse, cuja causa ainda está sendo investigada mas as apurações, até o momento, atribuem ser um acidente vindo de um curto circuito em um dos elevadores instalados para os serviços de restauração que estavam sendo efetuados.

O presidente francês Emmanuel Macron prometeu reconstruir a famosa catedral, tuitando em francês, “Vamos reconstruí-la. Todos juntos”.  Os auxílios continuam vindos dos diferentes lugares do mundo.

Uma fonte potencial de ajuda nesses esforços poderia ser um game de 2014 “Assassin’s Creed Unity – Catedral Notre Dame”, da Ubisoft, que se passa em Paris.

Como detalhado em um artigo de 2014 publicado em The Verge, Caroline Miousse, uma artista de nível da Ubisoft, passou dois anos examinando detalhes da catedral para criar uma representação tão precisa quanto possível do jogo.

“Eu fiz algumas outras coisas no jogo, mas 80% do meu tempo foi gasto na Notre-Dame”, disse Caroline, na época.

Isso porque a catedral é uma peça central em “Unity” em que os jogadores podem explorar por dentro e por fora. A série “Assassin’s Creed” é conhecida por suas recriações carinhosamente detalhadas de lugares históricos e a Catedral de Notre Dame em “Unity” não é uma exceção.

Andrew Webster, do The Verge, escreveu sobre o trabalho de Miousse na catedral: “Ela se debruçou sobre fotos para acertar na arquitetura e trabalhou com artistas de textura para garantir que cada tijolo fosse como deveria ser”.

A empresa não confirmou estar ajudando na reconstrução com sua simulação de Notre-Dame, mas que “ficaria feliz em ajudar”, apesar das mudanças que tiveram de fazer. (Exame)

“É importante ter em mente que o que fizemos para o jogo não foi uma reconstrução científica, mas artística. Apesar de termos querido ser preciso nos detalhes, há algumas diferenças de escala e em alguns elementos”.

Em comunicado divulgado pela Ubisoft no dia 17/04, a empresa prometeu doar € 500 mil para a reconstrução da catedral. Em nota a empresa francesa disse que “os videogames nos permitem explorar lugares de maneiras que nunca poderíamos imaginar”. Por conta disso, disponibilizou gratuitamente o jogo para o PC, na sua loja virtual, até 25 de abril. (Forbes)

Dica de pauta do @danilodoc, vi a matéria original lá no Bussines Insider.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.