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Creators Conect e a influência dos YouTubers

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Os índices mostram que nos últimos 4 anos, o consumo de vídeos online no Brasil, cresceu 135%. O brasileiro ama vídeos. Através deles sentem-se conectados com o mundo, se divertem ,se informam e sentem-se abertos para novos relacionamentos de amizade e às vezes, amor, por que não?

Quando pensamos em vídeos pela internet, não podemos deixar de citar a plataforma YouTube (plataforma de compartilhamento de vídeos, lançada em 2005), desde então, muitos começaram a sonhar em ser YouTubers (pessoas que criam seus próprios programas) e muitos conseguiram e outros tantos estão conseguindo a realização desse sonho.

Nesse mundo dos vídeos online, dois canais brasileiros estão entre os 15 maiores do mundo na plataforma: o da produtora musical Kondzilla, com mais de 45 milhões de inscritos, e o do Creator Whindersson Nunes, com mais de 34 milhões de inscritos.

Admirados no universo digital brasileiro, dezenas de perguntas pairam na cabeça de muita gente no mercado da publicidade. Como eles se tornaram o fenômeno que são hoje? O que nutre a relação de um Creator (pessoas que escrevem, filmam, editam e estrelam boa parte dos vídeos mais assistidos na plataforma) com o seu público? Qual é a diferença entre os Creators e a mídia “tradicional”? E como os Creators ajudam as marcas a terem conversas mais autênticas com as pessoas? Essas questões podem ser melhor compreendidas graças a um novo formato que usa o YouTube para conectar anunciantes, marcas e pessoas: o Creators Connect.

Para entender como esse novo formato funciona

A comunicação antes da era do digital (Unilaterais)

O poder da comunicação de massa encontrava-se nas mãos de grandes grupos de comunicação, como jornais, revistas, radio e TV, conseguiam falar facilmente com grandes públicos.

A comunicação digital

Hoje com grande número de pessoas conectadas, a comunicação em massa não é mais exclusividade dos meios tradicionais. Na internet, qualquer pessoa pode conversar com o público. Algumas pessoas conseguem atingir uma audiência massiva.

Conectadas em rede (lançamento do YouTube)

Inúmeras pessoas conectadas em rede, assistindo a uma variedade enorme de vídeos sobre assuntos que apreciam ou para novos conhecimentos.

Por serem populares os YouTubers influenciam bastante nas decisões de quem está conectado, sendo considerados formadores de opinião, conforme os índices: 43,1% família, 34,8% amigos, 20%YouTubers,19,1% Jornalistas e Notícias, 9,6% influenciadores do Instagram e 6,8% celebridades da televisão. Fonte: Google Consumer Survey – 26 de julho de 2018.

No YouTube, o público encontra seus assuntos preferidos e interagem com eles, desse modo os YouTubers vão construindo seu público do zero que vai crescendo de forma orgânica à medida que as pessoas vão se identificando com eles.

Essa mudança no perfil do público fez com que muitos artistas consagrados na telinha da TV, como Fernanda Souza, Didi Wagner, Celso Portiolli, Sabrina Sato, Giovanna Ewbank e Gretchen, fossem para o YouTube tentando construir novos públicos, mais cativos e envolvidos com o seu conteúdo.

Como exemplo da importância de alguns vídeos, podemos citar Dráuzio Varella, que sem a intenção de substituir suas consultas presenciais, auxilia muitos com suas dicas através de seu canal.

Todo meio de comunicação começa sem uma linguagem definida. O cinema, por exemplo, surgiu mostrando cenas cotidianas, como o trem chegando à estação filmado pelos pioneiros irmãos Lumière. Já a TV copiava a estrutura dos programas de rádio. Aos poucos, cada mídia encontra sua própria linguagem.

Já o YouTube apresentava comerciais antigos e cenas do cotidiano, As pessoas entravam só para ver um link indicado em outras plataformas e logo saíam. Logo depois, surgiram os primeiros vloggers, que ligavam a câmera e saíam falando das suas vidas e de assuntos que interessavam a eles. Essas pessoas, como PC Siqueira, Kéfera e Felipe Neto, criavam conteúdo somente para a plataforma e ajudaram a moldar a linguagem do YouTube como a conhecemos hoje.

Atualmente, com uma linguagem mais direta, o YouTube é uma plataforma de destino. As pessoas entram para ver o que cada canal postou e o público passa cada vez mais tempo assistindo aos vídeos. Ela precisa através da identificação de quem assiste e quem produz o canal, chamar a atenção logo de cara. Além da identificação, aos YouTubers é necessário proximidade e admiração com o seu público.

Como resultado desse comportamento YouTubers x Público, algumas empresas têm feito parcerias com Creators de destaque. A marca Seda, por exemplo, lançou uma linha de produtos com a Rayza Nicácio, enquanto a Salon Line fez tintas de cabelo junto com o Felipe Neto. Já a Casas Bahia fechou contrato com os Desimpedidos durante a Copa do Mundo.

Para fazer essas parcerias, as marcas tinham que procurar os melhores Creators para suas ações, entrar em contato com um de cada vez, calcular todos os cachês, orquestrar a execução e torcer para dar tudo certo. É aí que entra o Creators Connect.

Ligando sua marca ao YouTuber

Creators Connect é uma solução do Google que amplia a atuação das marcas no YouTube, usando a relação única dos Creators com as suas audiências para transmitir a mensagem da marca de forma mais íntima. Para isso, o time do Google conduz um trabalho conjunto com as Agências dos Anunciantes, os responsáveis pelas marcas e os parceiros produtores de conteúdo para entregar todo o planejamento da campanha. Em vez de cachê, a marca investe em mídia nos canais do YouTube. Assim, o Creator ganha mais e pode criar conteúdo com autenticidade, o fator que o público mais valoriza.

Saiba mais em https://www.thinkwithgoogle.com/intl/pt-br/advertising-channels/v%C3%ADdeo/creators-connect-o-poder-dos-youtubers/

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