Inteligência Artificial

Microsoft lança cursos gratuitos em parceria com Sesi e Senai

mundo senai

Durante o evento AI + Tour, em São Paulo, na terça (12/02), Satya Nadella, CEO da Microsoft, anunciou uma parceria entre a Microsoft, o Sesi (Serviço Social da Indústria) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), para oferecerem gratuitamente cursos de capacitação de jovens em IA (Inteligência artificial). 

O IA se refere ao uso de mecanismos ou programas de computador que simulem a capacidade do ser humano de pensar e oferecer serviços e soluções.

Já estão disponibilizados em plataforma aberta (https://www.mundosenai.com.br/) quatro cursos gratuitos sobre os temas: “Introdução à Inteligência Artificial”, “Introdução à Ciência de Dados”, “Fundamentos da Ciência de Dados” e “Desenvolvimento de soluções com serviços cognitivos Azure, Bot e IOT”.

Para os próximos meses, serão oferecidos “Desenvolvendo aplicativos de visão computacional em IA utilizando Serviços Cognitivos da Microsoft”, “Desenvolvendo aplicativos de IA para conversação com Serviços Cognitivos da Microsoft” e “Chatbots e conversação como plataforma”.

Tão importante quanto os novos cursos é que também faz parte da parceria, a atuação dos profissionais da empresa americana na capacitação do corpo técnico e de professores do Sesi e Senai.

Ao anunciar a parceria, na abertura do evento, Satya Nadella defendeu transparência, segurança e compromisso com privacidade para garantir a confiança do público em sistemas de tecnologia em particular em IA, ressaltando que isso é algo que precisa ser conquistado dia após dia com uma “IA responsável”.

Para esse fim, o executivo disse que é importante treinar os programadores para pensarem nessa responsabilidade desde quando começam a pensar nos sistemas. “Não é se perguntar o que os computadores podem fazer, mas o que eles devem fazer”, explicou. (Folha).

É sem dúvida, uma boa notícia para o Brasil e interessados. Além de permitir a aceleração do desenvolvimento tecnológico no país, abre portas para incluir os jovens no mercado de trabalho, o que certamente trará um efeito positivo para nossa economia em médio e longo prazo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.