Big Data

Inteligência artificial para mudar o mundo

inteligencia artificial para mudar o mundo

Talvez um dos maiores desafios do mundo moderno seja impulsionar ações sociais, para transformar o mundo, em pontos onde o poder público não consegue ser efetivo. A Google está aplicando inteligência artificial para ajudar a resolver questões sociais.

A Google, há muitos anos, atua impulsionando ideias e projetos sociais inovadores através do projeto Google Impact Challenge pelo mundo todo. A empresa dá um novo passo em direção ao futuro e às causas sociais lançando o Google AI Impact Challenge aliando inteligência artificial e projetos sociais.

A inteligência artificial nos ajuda a encontrar padrões complexos em um mundo repleto de dados. Essa tecnologia é comumente utilizada para a criação e desenvolvimento de novos produtos na iniciativa privada, agora a Google quer impulsionar o uso desta tecnologia para o bem social.

Os engenheiros da empresa já vem implementando esse tipo de tecnologia em projetos como forecasting floods, protecting whales, e predicting famine. Agora estão unificando esses esforços em um programa chamado AI for Social Good, algo como “inteligência artificial para o bem social”. Aplicam inteligência artificial em larga escala, para diversos tipos de projetos e organizações que buscam solucionar problemas sociais.

Programa do Google disponibiliza U$ 25 milhões para projetos sociais

A Google entende que para causar impacto e fazer realmente a diferença, precisamos de pessoas. Este é o objetivo do programa Google AI Impact Challenge que busca pessoas de ONGs, da academia ou empreendedores sociais, ao redor do mundo, dispostos a auxiliar nos problemas sociais.

O programa disponibiliza um fundo de U$ 25 milhões de dólares para financiar os projetos aprovados e proporciona suporte completo de consultores, tecnologia de cloud computing, programa de aceleração além de pesquisas especializadas.

Para contribuir com as ideias, a empresa  lançou também um manual (em inglês) sobre inteligência artificial para que as pessoas possam conhecer melhor suas aplicações, tipos de problemas que podem ser resolvidos e principais centros de estudos pelo mundo.

Flood_Forecast
Projeto Flood_Forecast

Quer se inspirar? Dá uma olhada nos projetos que utilizam inteligência artificial em parceria com a Google para ações sociais:

Conservação da vida selvagem: Para proteger melhor as baleias ameaçadas é necessário saber onde estão. Com o AI desenvolvido no Google, em conjunto com a pesquisa do estudante universitário Daniel de Leon, é possível escanear rapidamente 100.000 horas de áudio gravadas no Oceano Pacífico para identificar sons de baleias. Esperamos que um dia seja possível não só identificar as baleias nessas gravações como também implantar, com precisão, esse sistema em larga escala para proteger as baleias encontradas.

Emprego: Na África do Sul, o Harambee Youth Employment Accelerator ajuda a conectar jovens desempregados aos cargos disponíveis. Como participante do programa Data Solutions for Change do Google Cloud, eles usaram dados analíticos para conectar mais de 50.000 candidatos com vagas.

Previsão de inundação: As inundações chegam a afetar 250 milhões de pessoas, causando milhares de mortes e bilhões de dólares em prejuízos econômicos todo ano. O Google  combinou modelagem física e inteligência artificial para fornecer alertas de enchente com maior precisão.

Prevenção de incêndios florestais:
Dois estudantes do ensino médio, na Califórnia, construíram um dispositivo que usa IA para identificar e prever áreas florestais suscetíveis a incêndios. Essa tecnologia, um dia, informará um alerta antecipado para as autoridades de incêndio.

Saúde infantil:
Ubenwa é uma empresa canadense que construiu um sistema de IA para analisar os sons de um bebê chorando e prever o risco de asfixia ao nascer (quando o cérebro de um bebê e outros órgãos não recebem oxigênio e nutrientes suficientes durante o parto). É um aplicativo para dispositivos móveis, por isso pode ser amplamente usado mesmo quando os médicos não estão disponíveis.

[Foto – Divulgação]

Vi lá no blog oficial do Google.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.