Há um aplicativo secreto do Facebook chamado Blink, disponível apenas para funcionários, que a empresa utiliza para testar novos formatos de vídeo, efeitos artísticos, detecção de áudio, sincronização de embelezamentos visuais, músicas licenciadas para trilha sonora, tudo isso para melhorar a competitividade do Facebook Stories.
Segundo a empresa, os vídeos verticais continuam a crescer. Ontem (26/09/18) a empresa revelou que somado o Facebook Stories e o Messenger, eles têm um total combinado de 300 milhões de usuários diários. (Techcrunch)
Com o sucesso de público, vem o desafio de monetizá-lo. Para tornar o formato “Stories” mais atrativo a empresa investe em ferramentas que proporcionam mais liberdade criativa aos usuários.
“Quando formamos a equipe pela primeira vez, trouxemos cineastas para entender as lógicas em torno da narração de histórias e da produção cinematográfica ”, afirma Dantley Davis, diretor de design do Facebook Stories. “Estamos trabalhando em formatos para permitir que as pessoas capturem o vídeo e transformem em algo especial”. (Techcrunch)
O Facebook tem abordado análises mais científicas para determinar quais ferramentas criativas devem ser lançadas. Liz Keneski, gerente de pesquisa de experiência do usuário no Facebook, diz que a empresa investe em viagens de investigação, testes internos e grupos focados para moldar os produtos do Facebook. Keneski expôs os diferentes tipos de pesquisa que o Facebook aplica:
- Pesquisa Fundamental: Pesquisa sobre tendências futuras, não relacionada a produtos específicos, mas sim tentar entender as necessidades das pessoas.”
- Pesquisa contextual: As pessoas recebem uma equipe do Facebook em casa para conversar sobre como usam a tecnologia. Além disso, as vezes, o Facebook faz “interceptações nas ruas” para entender como as pessoas usam o telefone.
- Pesquisa descritiva: Esse tipo de pesquisa permite que o Facebook receba comentários sobre exatamente o que os usuários gostariam que um novo recurso fizesse.
- Design participativo: É disponibilizado às pessoas diferentes artefatos e elementos de design para que eles apontem qual seria a experiência ideal para eles.
- Pesquisa de produtos: Analisa como as pessoas interagem com um produto específico, as coisas que gostam ou não e o que gostariam de mudar.
No ano passado, o Facebook fez uma expedição de pesquisa fundamental na Índia. Devanshi Bhandari, que trabalha na globalização, descobriu que mesmo em mercados emergentes onde o Snapchat nunca se tornou popular, as pessoas já sabiam como usar o Stories. “Ficamos surpresos em aprender que o formato não era tão novo para algumas pessoas quanto esperávamos”, conta a executiva. (Techcrunch)
A pesquisa descobriu que as pessoas queriam ferramentas mais criativas, porém não à custa da velocidade. Assim, o Facebook começou a armazenar em cache a bandeja de “Histórias” de forma que ela possa ser exibida quando o usuário abre o Facebook Lite (Versão leve), sem precisar esperar que ele seja carregado novamente.
A empresa revela que esta semana, o Facebook começará a oferecer ferramentas criativas, como filtros, dentro do Facebook Lite Stories, habilitando-as para que os usuários possam fazer enviar vídeos mais completos e criativos.
A princípio as novas ferramentas estão disponíveis para usuários dos EUA, mas devem aos poucos chegar nos outros países. Você pode pesquisar mais sobre efeitos de vídeo em https://www.facebook.com/fbcameraeffects/home/
Vi lá no Techcrunch