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Função “pular anúncio” deve desaparecer da web

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As grandes empresas de mídia na web apontam para um futuro onde a publicidade não poderá mais ser ignorada, ou seja, o usuário não terá mais a opção de “pular anúncio” nos principais veículos de comunicação digital.

Tudo tem início com os vídeos. Os vídeos verticais curtos, aquele modelo iniciado pelo Snapchat, copiado pelo Stories do Instagram e depois pelo Facebook, seguido do WahtsApp, é um modelo que vem crescendo tanto que pode se tornar o principal meio de comunicação no futuro.

dados mercado stories
Imagem – Techcrunch

O sucesso desse tipo de conteúdo é tão grande, que acabou gerando prejuízo de mais de US 120 bilhões no preço das ações do Facebook (https://techcrunch.com/2018/07/25/fallbook/). Isso porque a maior parte da receita da plataforma vem da publicidade realizada no Feed de atualizações, aquela com uma imagem e um texto.

O Facebook, no entanto, precisa tornar os anúncios em histórias tão rentáveis quanto os anúncios do Feed tradicional. É por isso que provavelmente veremos a família de aplicativos do Facebook, Instagram e WhatsApp, começarem a testar anúncios nas histórias sem a opção de “pular”. Em matéria do Tech Crunch, um porta voz do Instagram revelou que “Não temos planos de testar histórias sem a opção de pular o anúncio, mas os planos podem mudar”

“Já um porta-voz da Snapchat observou que, ao contrário de um spot televisivo de 30 segundos, os comerciais do Snap chegam a seis segundos, o que corresponde a uma tendência emergente da indústria para anúncios em vídeo para dispositivos móveis. A Budweiser recentemente fez alguns anúncios on-line de seis segundos que também foram veiculados na TV, mostrando a reutilização do formato que pode acelerar a adoção.” (TechCrunch)

O ponto chave é que produzir um anúncio com uma imagem e um texto é muito mais simples (e barato) do que produzir vídeos verticais capazes de captar a atenção do usuário. Esses vídeos precisam de uma produção mais planejada, atores, scripts, edições e toda uma gama de características técnicas necessárias para a produção de boas peças, o que pode dificultar bastante empresas com pouca verba de publicidade.

Outra questão importante é que o usuário já está acostumado a pular todo tipo de vídeo categorizado como “patrocinado” logo após seus 5 segundos de exibição, o que dificulta muito o trabalho do publicitário para conseguir a atenção do usuário e gerar resultado com a campanha.

 “Anúncios de histórias devem representar uma mudança ainda mais significativa do que a migração do computar para o celular” (Aponta a matéria do Techcrunch sobre o tema)

Esse formato de histórias em vídeos se familiariza um pouco com a TV tradicional onde as pessoas nunca tiveram a opção de pular anúncios. (Exceto por alguns planos pagos)

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Imagem – Techcrunch

No final das contas, tornar os anúncios “unskippable”, sem opção de pular, poderá ser de grande vantagem para as plataformas. Os aplicativos poderão cobrar mais pelos anúncios, ao mesmo tempo torná-los mais impactantes para os anunciantes, além de reduzir a pressão criativa dos publicitários que precisam gerar resultados em apenas 5 segundos e,  de quebra, permitir que as plataformas lancem versões pagas para quem não quer ver anúncios, algo como um Facebook Premium por exemplo.

Você acha possível que a função de pular anúncios deixa de ser usual na web?



2 comments

  1. Margareth Burad Vieira

    Eu vou pular sempre ou então tirar o som e não olho enquanto o conteúdo não for do meu interesse, posso até deixar de ver, sabe aquela coisa do poder do controle remoto vou usá-la.

  2. Gilberto

    Já não basta a internet hoje onde 10% é conteúdo e 90% propaganda … as páginas são tão poluídas que o visitantes, ás vezes , nem encontra o que pesquisou.

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