O Facebook anunciou uma série de medidas que visam colaborar e proteger as eleições no Brasil. O país é o segundo a receber diversas alterações na plataforma para o período das eleições presidenciais, assim como aconteceu com os EUA.
Removendo contas de pessoas mal-intencionadas.
Nos últimos meses uma série de contas utilizadas para espalhar noticiais falsas foram excluídas da plataforma.
Publicidade transparente
Nova funcionalidade permitirá às pessoas terem acesso a todo conteúdo patrocinado, para que possam identificar o que é publicidade de forma mais prática. Todas as páginas agora têm uma seção “informações e anúncios”, no menu à esquerda, onde todos os anúncios serão exibidos, mesmo que não tenham aparecido no seu feed ou já tenham finalizado.
“O Brasil é o segundo país do mundo onde estamos lançando marcações que informam às pessoas quem pagou pelos anúncios relacionados à política, além da ferramenta Arquivo de Anúncios, que hospedará por 7 anos os anúncios relacionados à política.” (Facebook Newsroom)
Registrando campanhas eleitorais
A partir de 31 de julho, os anunciantes deverão se registrar no Facebook para poderem fazer uso de anúncios eleitorais.
As propagandas eleitorais ganharão um rótulo específico a partir de 16 de agosto.
Transparência nos anúncios
Qualquer pessoa poderá ver todos os anúncios eleitorais, ativos ou inativos, através do Arquivo de anúncios que será lançado no Brasil. O arquivo mostrará a imagem e o texto dos anúncios, além de informações adicionais, como o valor aproximado gasto e as informações sobre o público demográfico impactado por cada anúncio.
Segundo o Facebook, a empresa trabalhou em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e com os Tribunais Regionais Eleitorais para aplicar as novas funcionalidades da plataforma. Esse trabalho em conjunto tem o objetivo de garantir a integridade das eleições no Brasil.
O Facebook vem se esforçando para amenizar os abusos e as consequências geradas pelo mau uso da plataforma nas eleições. Temos visto uma série de impactos negativos relacionados à notícias falsas e atividades ilícitas de usuários da rede social. A empresa está fazendo a parte dela, levantando o debate e aprimorando a ferramenta. Precisamos ficar atentos e aproveitarmos os efeitos positivos da rede em um processo democrático.
Se quiser saber mais sobre o tema acesse mais detalhes no Newsroom do Facebook: https://br.newsroom.fb.com/news/2018/07/protegendo-as-eleicoes-no-brasil/