Um grande problema para o mercado publicitário no Brasil era o fato do Facebook não emitir notas fiscais no país referente as campanhas realizadas na plataforma. Os clientes e agências tinham dificuldades de regularizar os investimentos feitos em campanhas digitais na ferramenta.
A partir de março de 2018, o Facebook para corrigir o problema, passou a disponibilizar notas fiscais para os anunciantes.
Como emitir a nota?
- Vá a seção “Cobrança”: https://www.facebook.com/ads/manager/billing/transactions/
- Clique em “Transações”
- Escolha a opção “Notas Fiscais”
Depois é só selecionar a nota fiscal correspondente ao período de campanha utilizado.
Vale destacar que o valor da “nota fiscal” é diferente do valor do “recibo de anúncios”. Isso acontece porque a nota é gerada apenas referente aos valores já consumidos, e as datas dos fechamentos das notas, podem ser diferentes dos recibos de anúncios.
O mesmo ocorrerá se você usar uma forma de pagamento manual (como Boleto Bancário), uma vez que é possível adicionar fundos a seu saldo pré-pago antes que o dinheiro seja de fato utilizado. O valor pago no boleto só será refletido na nota se ele for gasto na totalidade dentro do mesmo período.
Informações importantes:
- As notas fiscais começarão a ser emitidas em março de 2018. Não serão emitidas notas fiscais para anúncios veiculados antes de 14 de fevereiro de 2018.
- Todas as contas de anúncios baseadas no Brasil receberão uma nota fiscal por mês. Caso tenha várias contas de anúncios, você receberá várias notas fiscais a cada mês (uma para cada conta de anúncios).
- As notas fiscais só serão emitidas para os meses em que houver veiculação de anúncios. Caso não tenha veiculado anúncios em determinado mês, você não receberá uma nota fiscal referente aquele mês.
Quer saber mais veja o anúncio oficial do Facebook.