Redes Sociais

Por que o Twitter ampliou para 280 o limite de caracteres?

porque o twitter ampliou o limite para 280 caracteres

Esta semana o Twitter anunciou o fim do limite tradicional de 140 caracteres para escrever mensagens na plataforma. Desde que foi lançado o limite nunca havia sido alterado, agora se iniciaram os testes com 280 caracteres para mensagem dentro do aplicativo. Qual foi o motivo desta mudança?

Basicamente o principal objetivo da ferramenta é conquistar novos usuários, ou deixar de perdê-los. Porém, essa sempre foi uma questão discutida pela plataforma, o que mudou foi a ideia de que o limite de 140 caracteres não era necessariamente “justo” ou adequado para todos os países, dependendo do idioma, é preciso frases maiores para se expressar da mesma forma.

Por exemplo: o Tweet “Hello Twitterverse! Wer now LIVE tweeting from the International Space Station — the 1st live tweet from Space! ? More soon, send your ?s”, tido como o Primeiro Tweet ao vivo realizado do espaço, tem 140 caracteres e é repleto de abreviações. Este mesmo Tweet tem 140 caracteres em inglês, 154 em espanhol, 159 em português e… 67 em japonês. (Tecnoblog)

twiter com 280 caracteres porque

A ideia é dar maior liberdade para as pessoas cujo o idioma ocupa maior espaço. Quando as pessoas precisam fazer muito esforço para colocar as ideias em 140 caracteres, elas podem desistir de publicar. (Gerente de Produto do Twitter, Aliza Rosen, para o blog oficial da empresa.)

Inclusive um gráfico foi divulgado comparando o percentual de publicações que atingem o limite máximo de 140 caracteres no idioma inglês (9%) com o japonês (0.4%).

limite de caracteres no twitter

Alguns usuários estão comemorando a mudança, uma vez que com maior número de caracteres as pessoas devem utilizar menos abreviações e tornar as mensagens mais claras.

porque twitter amplia para 280 caracteres

Uma das preocupações do Twitter também é facilitar a discussão de assuntos mais aprofundados, o que acaba sendo uma “faca de dois gumes”, uma vez que a empresa luta para combater mensagens ofensivas dentro da plataforma. Maior espaço para ideias pode significar maior espaço para “haters” também. O Twitter é uma plataforma muito utilizada para discussões políticas, temas como redução de armamento nuclear, violência policial, preconceito. Vale lembrar que o Donald Trump incita diversas polêmicas através de seus tweets.

O Twitter vai testar o novo limite durante os próximos meses e, se o experimento der certo, a novidade será liberada para mais usuários. Qual sua opinião?



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.