Mais um capítulo na transformação da televisão envolve jogos da seleção brasileira e forte impacto nos valores de mídia digital.
Sem acordo com a Globo, CBF altera a comercialização das transmissões das partidas da seleção brasileira de futebol. Além da TV Brasil e Bandeirantes, as partidas devem ser transmitidas pelo Facebook já a partir do próximo mês de junho (2017).
A CBF montou uma equipe exclusiva para a transmissão das partidas que contará com mais de 50 profissionais e comentários do “rei do futebol”, Pelé. A operação será baseada nos estúdios da CBF no Rio de Janeiro. O modelo já foi testado em janeiro de 2017 na partida contra a Colômbia, no Engenhão. A entidade não cobrou pelos direitos de transmissão e distribuiu o sinal para emissoras de todo o mundo, inclusive para plataformas de redes sociais.
Com o novo modelo, a confederação deverá expor os 10 patrocinadores oficiais e ainda comercializar espaço para outras empresas que não sejam concorrentes para potencializar a arrecadação.
A iniciativa segue uma tendência na transmissão de eventos esportivos. Clubes e ligas já começaram a organizar e transmitir seus próprios eventos. A transmissão via web cresce bastante, Facebook, Twitter e Youtube brigam pelos direitos de transmissão dos grandes eventos esportivos em todo o mundo.
Segundo informação da Folha, a CBF está em negociação com o Facebook para a transmissão das partidas. As cotas de publicidade para os próximos 2 amistosos da seleção serão oferecidas por R$ 2,3 milhões, sendo R$ 1,8 milhão para o Facebook e R$ 500 mil para a CBF. A ideia é vender cotas para pelo menos 5 empresas. O comprador terá direito a menções e inserções durante a partida e intervalo.
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