Política

Ataques hackers acendem alerta no começo de 2017

ataques-hacker-assustam-no-começo-de-2017

O ano de 2017 começa com hackers chamando atenção. Sexta feira (6/01) alguns sites da Folha e do Uol redirecionavam os usuários para sites pornográficos. O ataque não chegou a ser percebido por todos os usuários dos sites, mas afetou muita gente.

Segundo o Olhar Digital, a ação aparentemente foi provocada pelo ProtoWave. Alguns internautas se depararam com mensagens do grupo hacker quando tentavam acessar os sites. O Uol é o 4º site mais acessado do Brasil, segundo a plataforma Alexa, o portal serve como guarda chuva para uma série de sites com milhares de páginas. Ataques a um site desse porte chama atenção de todo o mundo da tecnologia.

O UOL enviou ao Olhar Digital um posicionamento sobre o caso, que pode ser lido abaixo:

Usuários tiveram problemas ao acessar a home do UOL e alguns conteúdos de parceiros durante a madrugada desta sexta-feira (6/01/2017).

O problema não aconteceu no UOL e nenhum servidor da empresa foi violado. A base dos usuários do UOL não foi acessada por ninguém e a integridade de todos os dados foi preservada.

A intervenção ilegal de terceiros ocorreu apenas na conexão entre os aparelhos dos usuários (celulares, desktops etc) e os servidores do UOL. Houve alteração do DNS (em português, Sistema de Nomes de Domínios), serviço que relaciona o endereço textual de um site (uol.com.br, por exemplo) com um número de IP (Internet Protocol), código que os computadores identificam e usam para encontrar a página. Assim, os internautas que tentavam acessar o UOL foram redirecionados para páginas fora do UOL. A informação incorreta também foi replicada para outros servidores de DNS espalhados pela Internet.

O UOL não é responsável pelos servidores de DNS afetados, os quais atendem diretamente o usuário final que acessa o site. Tão logo identificou a alteração, o UOL notificou os administradores e os principais problemas foram corrigidos em cerca de uma hora. A equipe técnica do UOL continua em contato com outros administradores de servidores para corrigir eventuais falhas ainda restantes.

O UOL está aguardando resultados das investigações em curso pelos responsáveis pelos servidores e DNS, de forma a evitar novas ocorrências.

Outro assunto envolvendo hackers balançou o mundo semana passada. Esses fatos colocam em cheque as eleições presidenciais Norte Americanas.

Em dezembro de 2016, um polêmico relatório da CIA indicou que o empresário Donald Trump pode ter sido ajudado, por hackers, durante a disputa eleitoral contra Hillary Clinton. O documento afirma que hackers russos agiram com o objetivo de prejudicar a campanha da candidata democrata.

Segundo o documento, computadores dos dois partidos foram hackeados, porém apenas as informações sigilosas contra Hilary foram vazadas. Elaborado por diversas agências de inteligência dos EUA, o documento aponta envolvimento da Russia. O ex-presidente Barack Obama se pronunciou sobre o caso e expulsou 35 diplomatas russos do país antes mesmo de deixar o cargo de presidente. Fonte: Olhar Digital)

documento-vazado-por-snowden-pode-provar-que-eleicao-dos-eua-foi-hackeada

No finalzinho do ano, dia 29 de dezembro, o site The Intercept diz que documento vazado anteriormente por Edward Snowden revela que a Agência Nacional de Segurança (NSA) já sabia sobre os ataques dos hackers Russos, e que teria capacidade de identificar quem foram os autores da fraude.

O Google também foi hackeado no começo de 2017, mais precisamente no dia 03 de janeiro. Alguns usuários no Brasil, ao tentar acessar o endereço www.google.com.br, foram impactados por uma tela com mensagem de autoria do Hacker Kuroi’Sh.

google_hackeado

Segundo reportagem da Tectudo, que conversou com o Hacker, o motivo foi apenas diversão. (Tectudo)

hackearam-o-google

Esse assunto está chocando toda população e acendendo um alerta sobre o avanço da tecnologia e os perigos das intervenções de hackers. O mundo da tecnologia é fascinante, envolve um complexo universo de conhecimento sobre engenharia de computação que atrai principalmente jovens e jovens adultos. Os hackers demonstram motivações diferentes, seria importante instituições como universidades, empresas e governo criarem um plano de conscientização sobre o assunto e projetos que utilizem essa capacidade técnica formidável para desenvolvimento de projetos que promovam o inovação e desenvolvimento. Evitando assim o desperdício de talentos e utilizando esse conhecimento para o bem de todos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.