Robôs

Conheça a primeira cerveja criada por um robô.

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A inteligência artificial de um robô pode ser utilizada para criar produtos e soluções. Aqui vamos falar de um  robô que  foi desenvolvido para fazer a melhor cerveja possível! O termo inteligência artificial compreende sistemas baseados em algoritmos capazes de aprender e tomar decisões próprias.

Para uma máquina “aprendiz” é necessário um input de dados, em grande volume, para que ela seja capaz de tomar boas decisões.

“Tomar decisão” é uma questão rotineira para o ser humano, mas segundo o psicólogo e cientista Herbert Alexander Simon, o ser humano tem uma capacidade limitada de tomada de decisão. Segundo sua teoria, isso acontece por conta da rastreabilidade do problema em questão, das limitações cognitivas da mente humana e do limite de tempo disponível para tomar a decisão. Por sua vez, uma máquina não possui essas barreiras e pode, potencialmente, chegar a tomar decisões melhores que a dos homens.

Muitos produtos, ferramentas, empresas e serviços estão sendo aprimorados com o uso  da inteligência artificial,  mas pela primeira vez, esse recurso está sendo utilizado para fabricar cerveja. Isso mesmo, a empresa Intelligentx.ai desenvolveu uma cerveja criada por uma máquina.

A técnica utilizada para a criação da cerveja segue uma abordagem bayesiana, que é uma forma de estatística não paramétrica capaz de fazer análises de dados eficientes e lidar bem incertezas.

“O problema de analisar pequenos grupos de dados é que onde não há informações, surge a incerteza. Muitos modelos de aprendizagem automática não lidam muito bem com a incerteza — pelo contrário, eles precisam de uma grande quantidade de dados a fim de generalizar e gerar boas previsões”, diz Rob McInerney, co-fundador da IntelligentX. (fonte: Motherboard)

A interação do mestre cervejeiro com a máquina faz parte da tecnologia, ela gera novos dados para serem considerados pelo algoritmo que leva em consideração ainda a reação dos degustadores e de diversos outros mestres cervejeiros para criar o sabor das bebidas.

“No nosso caso, estamos vendo como essa tecnologia afeta nossa criatividade — no fim, a criatividade está relacionada a tirar inspiração de várias fontes”, diz McInerney, “não é como se a criatividade fosse a média aritmética de quaisquer dados que recebemos de nossos clientes — mas sim a união entre inteligência artificial e o cervejeiro, trabalhando juntos e se inspirando nesse feedback para criar algo novo.” (fonte: Motherboard)

 



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