Lançado há pouco mais de uma semana, o game para smartphones Pokemon GO já domina o mundo em diversos aspectos, mesmo considerando que o aplicativo foi lançado oficialmente para os EUA, Austrália e Nova Zelândia apenas.
Para demonstrar o tamanho da repercussão deste jogo, o aplicativo já ultrapassou em número de downloads o famoso “Tinder” app para relacionamentos, nas Apps stores e já está a caminho de deixar para trás o “Twitter” também.
Pokémon GO se trata de um jogo que tenta fazer a ponte entre a realidade presencial e a realidade virtual, com tudo que fez sucesso em seus jogos anteriores. Desenhos animados japoneses (animes), quadrinhos de lindas paisagens e muita ação. O objetivo é fazer com que todos se tornem “mestres” pokémons na vida real. A narrativa do jogo conta a história de um garoto que segue seu sonho e anda pelo mundo capturando os monstrinhos a fim de treiná-los para torná-los compeões. Para isso é preciso evoluir constantemente em cada um deles individualmente.
Com esse novo aplicativo, a realidade virtual transmite a sensação de um jogo mais real. O jogo simula situações de buscas e ações que vão acontecendo enquanto você percorre as ruas e lugares por onde estiver passando, criando novas e emocionantes histórias e exigindo ações para que você consiga seus pokémons, misturando essas novidades enquanto você vive seu percurso real. Essa ligação entre espaços reais e integração com o jogo é audaciosa. Muitos games possuem essa intenção e parece que o Pokémon Go conquistou, em cheio, o coração dos admiradores do game.
Para lhe dar uma noção de sua grande repercussão, um site de conteúdo adulto fez um post na internet parabenizando a Nintendo, empresa criadora do jogo dizendo: “Parabéns @NintendoAmerica! Você quebrou a internet. Pokémon Go é oficialmente mais popular do que pornografia”, onde ao lado de um gráfico do Google trends a pesquisa sobre o Pokémon Go bateu a busca por conteúdo adulto.
Todo esse alvoroço conseguiu gerar grande lucro, para uma empresa que estava em baixa, no mundo dos games. A Nintendo viu suas ações subirem de forma parabólica e passou a ser avaliada em 23 bilhões de dólares. O aplicativo se tornou o mais popular da internet no mês de julho de 2016.
A exploração da vida real em games é uma grande tendência no mundo contemporâneo. Empresas já investem em ações de Gamefication para incentivar e envolver seus funcionários, e as escolas utilizam os mesmos princípios para educar seus alunos. O ser humano adora desafios e os games criam um ambiente onde os jogadores são desafiados a evoluir constantemente, de forma que essa evolução é bem definida e gera recompensas palpáveis, dentro do jogo, e consequentemente na vida das pessoas. Em um mundo onde a grande maioria das pessoas fazem uso dos recursos de um Smartphone, todos são potenciais jogadores na vida real e estão cada vez mais integrados ao mundo virtual.
Bruno
Muito bom.